por:
Está pensando em enfrentar o frio e a neve para conhecer as REGIÕES PRÓXIMAS AO CIRCULO POLAR ÁRTICO e assistir ao show das luzes de néon no céu do hemisfério norte?
Se você já está com viagem marcada para esses e outros locais de baixas temperaturas e/ou neve, deve verificar a previsão histórica do tempo no destino antes de fechar a mala, para viajar preparado e descobrir exatamente o que deve levar na bagagem.
Você perceberá que não possui roupas adequadas para alguns “tipos de frio” e que precisa aprender como usar roupas térmicas.
A Organização Internacional de Padronização (em inglês, International Organization for Standardization – ISO), informa no protocolo ISO 7730/94 que existem aproximadamente 4 categorias de frio no meio ambiente, que influenciam diretamente no conforto térmico, para o desempenho de atividades, ou para evitar o perigo do estresse térmico. São eles:
NÍVEL 1. FRIO MODERADO (de 15ºC a 4,1ºC)
Temperatura conhecida por parte dos brasileiros que moram nas regiões sudeste e sul do Brasil.
NÍVEL 2. FRIO INTENSO (de 4ºC a – 4,9ºC)
Temperatura conhecida geralmente pelos brasileiros que moram na região sul do Brasil. Nesses casos, a ISO recomenda – normalmente durante às viagens a exposição ao ar livre é de, no máximo, 90 minutos consecutivos, com intervalos indoor para reaquecimento.
NÍVEL 3. FRIO MUITO INTENSO (- 5ºC a – 29,9ºC)
Temperatura desconhecida pela maioria dos brasileiros e habitantes da América do Sul, Central, África e demais países do hemisfério sul. A ISO recomenda – normalmente durante às viagens a exposição ao ar livre máxima de 40 minutos por hora, com intervalos de 20 minutos indoor para reaquecimento.
NÍVEL 4. FRIO EXTREMO (de – 30ºC a -50ºC)
Temperatura desconhecida pela grande maioria dos habitantes do planeta. Nesses casos, a exposição ao ar livre deve ser apenas 15 minutos por hora. – normalmente durante às viagens a exposição ao ar livre máxima 15 minutos por hora.
Já pensou em como seria a experiência de enfrentar esse frio extremo nível 4? Alguns viajantes da agência Insight já conheceram esse tipo de frio em Svalbard, um arquipélago norueguês banhado pelo Oceano Glacial Ártico, onde está localizada Longyearbyen a última cidade ao norte do planeta, habitada por 2.500 pessoas que moram lá o ano todo. Os viajantes disseram que foi uma experiência surreal. Dá pra imaginar? É certamente um nível de frio desconhecido por bilhões de pessoas no mundo. É um eixo norte da terra e algumas estações de pesquisas, utilizadas por cientistas apenas em alguns meses do ano
Mas não se preocupe, vamos te contar os segredos para encarar o frio e a neve. Ao contrário da crença popular, você precisa apenas de três ou quatro camadas especiais, fabricadas com tecidos sintéticos com tecnologia para o frio.
Então, para resumir: você precisará de apenas uma peça de roupa para cada uma das camadas a seguir, exceto para a segunda pele que você poderá ter dois ou mais conjuntos. Vamos lá?
1ª CAMADA – BASE LAYER OU SEGUNDA PELE
A segunda pele (base layer) é a primeira camada na hora de se vestir, isso inclui blusa, calça, meias e luvas que ficam justas em contato direto com a pele aprimorando o isolamento térmico, mantendo o calor natural que o corpo produz e não fazendo volume para você sobrepor com outras roupas. Outra característica, é que ajudará a manter o corpo seco eliminando rapidamente o suor, evitando que essa umidade resfrie o corpo.
2ª CAMADA: MID LAYER OU CAMADA TÉRMICA ISOLANTE
A roupa intermediária (middle layer) que tem como função aquecer o corpo. Geralmente essa peça é o fleece, que é feito com material sintético poliéster e pode ser encontrado em diferentes gramaturas “espessuras” da mais fina 100 até a mais grossa 300.
Para frio mais intenso, ainda existe a sobreposição em cima do fleece que pode ser uma jaqueta com tecnologia sintética. Existem também jaquetas térmicas com preenchimento de pluma ou pena, extraídas de ganso ou pato.
3ª CAMADA: OUTER LAYER OU CAMADA EXTERNA PROTETORA
Essa camada (outer layer) pode ser uma corta vento ou uma jaqueta impermeável, também conhecida como jaqueta shell ou jaqueta anorak, que vai te proteger da chuva e do vento, também atendendo em situações de neve urbana. Se a prática esportiva for esqui ou montanhas de altitude, a terceira camada é uma jaqueta mais robusta, pesada e com vedações.
E agora, separamos algumas peças para cada nível de frio:
NÍVEL 1 FRIO MODERADO (de 15ºC a 4,1ºC):
ROUPA PRIMEIRA CAMADA
X-Thermo Air
Transit
Essential Merino
X-Thermo
ROUPA SEGUNDA CAMADA
Fleece Warm
Microfleece
Wooly
Edge
Elevation Merino
Colete ou Jaqueta Thinsulate
ROUPA TERCEIRA CAMADA
Rain Storm
NÍVEL 2 FRIO INTENSO (de 4ºC a – 4,9ºC)
ROUPA PRIMEIRA CAMADA
Oslo Polartec
Thermal Stretch
ROUPA SEGUNDA CAMADA
Microfleece
Edge
Jaqueta Thinsulate
ROUPA TERCEIRA CAMADA
Rain Storm
NÍVEL 3 FRIO MUITO INTENSO (- 5ºC a – 29,9ºC)
ROUPA PRIMEIRA CAMADA
X-Thermo
ROUPA SEGUNDA CAMADA
X-Power Polartec
ROUPA TERCEIRA CAMADA
Jaqueta e calça ou macacão com tecnologia sintética como o Primaloft® ou pluma de ganso de boa qualidade.
ROUPA QUARTA CAMADA
Jaqueta/parka e calça impermeável com ou sem isolamento térmico. Existem casacos e calças que além de impermeáveis possuem forro de plumas de ganso ou sintético.
NÍVEL 4 FRIO EXTREMO (de – 30ºC a -50ºC)
ROUPA PRIMEIRA CAMADA
X-Thermo
ROUPA SEGUNDA CAMADA
X-Power Polartec
ROUPA TERCEIRA CAMADA
Jaqueta e calça ou macacão com tecnologia sintética como o Primaloft® ou pluma de ganso de boa qualidade.
ROUPA QUARTA CAMADA
Jaqueta e calça ou macacão com isolamento térmico e nível de impermeabilização a partir de 50.000 mm. Existem casacos, calças e macacão que além de impermeáveis possuem forro de plumas de ganso ou sintético.
PARA OS MEMBROS INFERIORES, normalmente duas camadas já conferem o conforto térmico necessário em atividades ao ar livre. Sendo a primeira camada uma calça Segunda Pele e a segunda camada pode ser uma calça de microfibra, corta vento, impermeável ou até mesmo uma calça que além de impermeável tem forro por dentro.
ACESSÓRIOS
Não esqueça as extremidades! Elas são sensíveis e mais vulneráveis ao enregelamento (congelamento). Em frios intensos, não podemos perder calor pelas mãos, pescoço, cabeça e pés. Tudo tem que estar bem protegido!
Para proteger as mãos, em algumas situações pode-se usar luva Segunda Pele e outra luva impermeável por cima.
LUVA X-Thermo | X-Power também combina com luva impermeável
Para proteger os pés, mesmo que para frio moderado, recomenda-se o uso de duas camadas.
MEIAS Veloce Pro combina com Merino Burly | Merino Wanderlust
Um detalhe importante é que se não estiver usando uma boa bota impermeável indicada para a atividade, mesmo que a meia seja muito boa, não terá a performance necessária de aquecimento.
Ficar aquecido fará toda a diferença em sua experiência de viagem.
USE O CUPOM INSIGHTTRAVEL10 e ganhe 10% desconto.
Cupom válido para primeira compra de cada x CPF em qualquer produto e marca da loja Solo, exceto remarcados (itens já com descontos).
A Insight é uma Operadora de Viagens com base em Curitiba, Paraná, que há 10 anos oferece viagens de experiências incríveis pelo mundo criadas por especialistas.
Embarque com a Insight e viaje para viver o inesquecível!
Conheça os roteiros:
CURIOSIDADES AURORA BOREAL
Como acontece a Aurora Boreal? O Sol lança partículas cheias de energia em direção à Terra. Essas partículas de átomos de oxigênio e nitrogênio são captadas pelo campo magnético do nosso planeta, onde a distância também influencia nas cores, como o azul, roxo e verde.
– Galileu Galilei foi quem batizou o evento de Aurora Boreal em 1619. Seu nome é uma referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e também ao deus grego que representava os ventos fortes – Bóreas, seu filho.
– Lapônia Finlandesa é o local onde há a maior incidência da noite polar, região que pega todo o norte da Finlândia, Noruega e Suécia
– Tromso, na Noruega é um dos lugares preferidos para assistir o fenômeno da Aurora Boreal.
– Aurora Astral acontece no hermisfério sul.
Saiba mais com a fonte: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/fisica/aurora-boreal, acesso em 03/08/2022>