É isso mesmo que você leu no título! O yoga não é uma prática ou uma filosofia para pessoas que estejam 100% em dia com suas questões, com suas dores, com seus traumas, com seu corpo e/ou auto-estima.
Não! Ele é uma prática perfeita para pessoas imperfeitas. Porque de fato, tudo o que abarca os ensinamentos desta filosofia é para nos conduzir a um estado de mais clareza e lucidez acerca de quem somos, e isso só é possível quando nos permitimos olhar para tudo aquilo que ainda não está bom, em busca de sermos melhores.
E daí sim, o yoga é a melhor ferramenta. Mesmo que pareça apenas uma prática para tornar o corpo mais forte e flexível, ou conduzir quem pratica a mais estabilidade emocional e quietude da mente, o yoga se torna quase um condutor para você se olhar profundamente, mergulhar no seu íntimo em busca de reconhecer onde estão suas limitações! E aqui não estou falando do corpo.
Para quem pratica é compreensível entender, e nem precisa muito tempo inserido nesse caminho, que o corpo é a parte mais fácil de trabalhar, ainda que alguns sofram no início. Mas mesmo diante da dificuldade com o que está rígido, por vezes tensionado, o corpo se solta. Bastam alguns minutos e ele vai se soltando.
Já as amarras da alma, de tudo aquilo que vamos carregando no caminho do amadurecer e experienciar a vida, nem sempre é simples de lapidar. Porque requer escolha! Escolher compreender que o nosso corpo físico carrega uma série de coisas que não são do denso, e sim do sutil.
Quando o yoga passa a atuar nessas camadas, aí sim a prática se torna desafiadora. Costuma também ser nesses momentos que o praticante desiste. Fica mais fácil abrir mão de seguir quando acessamos coisas mais internas. Afinal, yoga não é terapia. Mas mesmo não sendo, em muitos de nós atua como um auxiliar dos processos terapêuticos.
De qualquer maneira, em todas as aulas e encontros para práticas de yoga uma coisa é unânime! O conforto e o bem-estar. E paralelo a sentir isso enquanto se está nos movimentos, é preciso contar com um roupa que propicie a entrega, sem que a atenção se perca em ajustar uma calça, ou arrumar um top, ou não deixar a camiseta cair sobre o rosto nas posições.
E a Solo sem dúvida é uma marca que contribui para que as práticas se tornem mais fluidas! Toda a coleção de conjuntos de lycra são perfeitas para incluir todos os movimentos de uma aula, seja ela de qual modalidade for, porque sim, o yoga tem várias. Ashtanga, Hatha, Vinyása, Yin, Iyengar, Hot, Kundaliní… para escolher qual combina mais com você, faça algumas e veja com a qual se identifica mais. Mas para todas elas, escolha seu look Solo!
por Cherrine Cardoso
Autora dos livros A incrível arte de desapegar e Reinvente-se
Personal Yôga Lifestyle
Tel.: (11) 97428-6952
Site: www.aincrivelarte.com