Viajar para curtir o inverno de outros países é uma experiência fascinante e desejada por muita gente. Mas, quando se fala em inverno no Hemisfério Norte ou no extremo do Hemisfério Sul, esqueça aquele seu tradicional casaco de moletom da época da universidade. Você precisará de roupas adequadas para baixas temperaturas.
Acontece que não é tão simples comprar essas calorosas vestimentas. Se você já fez algumas viagens pelo mundo, sabe bem do que estamos falando, mas fique tranquilo! Na sequência, você receberá algumas dicas sobre o que levar e, principalmente, quando comprar. Continue a leitura e confira!
Uma coisa muito básica é pesquisar sobre as médias de temperaturas que costumam ser registradas no destino da viagem. A não ser que você seja surpreendido por um daqueles “invernos mais frios das últimas décadas”, essa consulta prévia pode ser suficiente para evitar surpresas desagradáveis.
Depois da pesquisa, você perceberá que as médias de temperatura devem variar entre 5 e -10 graus. Como existem peças de roupa indicadas para cada situação, conheça a seguir algumas alternativas interessantes do que vestir e de como se preparar para viajar durante o inverno.
Levando em conta um frio autêntico, a temperatura mais alta deve oscilar em torno dos 5 graus. Neste caso, você pode optar por uma roupa térmica, com tecnologia base layer, desenvolvida especialmente para garantir o calor naturalmente gerado pelo corpo. Se pretende usar cachecol, prefira um mais encorpado.
Se a temperatura chegar ao zero grau, invista naqueles casacos bem reforçados, estilo “michelin”, principalmente se você não estiver muito acostumado com essa temperatura. Dentre os itens indispensáveis, estão gorro, meias mais grossas e botas com solas de borracha.
A partir de -5 graus (Em Kiev, pode alcançar -20, por exemplo), prepare-se para sentir um frio muito intenso. Estar bem agasalhado ajuda, mas em alguns momentos você sentirá muito frio, principalmente nas estações de esqui.
Dica de ouro: invista em um casaco impermeável eficaz, pois ele ajuda a diminuir as camadas de roupas necessárias. Caso contrário, sempre que você entrar em um café, por exemplo, terá de fazer um ritual para tirar tudo, pois a calefação esquenta muito os ambientes internos. Em casos extremos, as calças térmicas também serão muito bem-vindas.
Se você gosta de se sentir único e costuma valorizar seu estilo próprio, aproveite para comprar roupas de inverno durante o verão brasileiro. Nessa época, você encontrará peças essenciais para encarar as baixas temperaturas, como gorros, calças, jaquetas, luvas e cachecóis — todas exibindo as tendências do próximo inverno europeu.
Curta o verão no Brasil antes da viagem e monte seu kit de inverno com roupas apropriadas, de excelente qualidade e dotadas das tecnologias base layer, mid layer e out layer — fundamentais para te proteger de várias situações desconfortáveis provocadas pelos dias mais frios.
Com as roupas de inverno certas, você e sua família terão motivos de sobra para vivenciarem uma viagem inesquecível positivamente. Aproveite essas dicas, planeje a viagem com bastante antecedência e tudo vai dar certo!
Viaja muito e quer receber mais dicas como essa? Assine nossa newsletter e esteja sempre preparado para o próximo destino!