ELISEU FRECHOU (São Paulo, SP 17/04/1968) é guia de montanha, instrutor de escalada e atleta profissional. Faz parte do time de atletas da Solo desde 2002.
Trocando a capital paulista por São Bento do Sapucaí em 1989, conquistou algumas das maiores e mais difíceis vias de escalada do estado de São Paulo e do Brasil. Conquistou também, mais de duas centenas de novas rotas e setores na região da Serra da Mantiqueira, em diversos estilos e com até 10° grau de dificuldade.
TRABALHO
Guia de Montanha Brasil e exterior
Instrutor de Escalada nível básico e avançado
Foto: Eliseu Frechou
FEITOS ESCALADA BRASIL
Conquista da “Distraídos Venceremos” (V 5ºVII A3 – 310m/5 dias, 1992) – Pedra do Baú, SP
Conquista da via “Neurônios Fritos” (V 5º VI A3 – 250m/3 dias, 1993) na face norte do Bauzinho, SP
Em julho de 1998, repetiu a escalada mais difícil do Brasil, a rota “Terra de Gigantes” (VI 4°sup A4 600m/5 dias), na Pedra do Sino com Sérgio Tartari e Marcio Bruno Oliveira.
PRINCIPAIS ESCALADAS MUNDO
Em 1994, escalou em companhia de Elizabeth Borges a big wall Half Dome pela “Northwest Regular Route”(5.11 A2 – 800m/3 dias). Logo após, subiu uma as maiores paredes rochosas do planeta, o big wall El Capitan, pela rota “Zenyatta Mondatta”(VI 5.9 A4+ – 850m/9 dias), uma das mais difíceis rotas já escaladas por brasileiros, graduada em A4+. Ambas as big walls estão situadas no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, EUA.
Em 1996 abriu com Sérgio Tartari e Marcio Bruno a via “Solução suicida” (6º VII A4 – 550m/6 dias) no Kaga Tondo, Mali. Esta é uma das vias mais difíceis do continente africano, conquistada em pleno verão no deserto do Sahel.
Com Márcio Bruno Oliveira, fez a terceira repetição da escalada mais sustentada de difículdade do El Capitan, a “Plastic Surgery Disaster” (VI 5.VI A5 – 750m/8 dias), sendo um dos poucos brasileiros que tem em seu currículo duas escaladas de dificuldade extrema no El Capitan.
Em janeiro de 2010, junto com os paulistas Marcio Bruno e Fernando Leal abriu a rota “Guerra de Luz e Trevas” (VI 6° VIIa A3 J4 – 650m/12 dias) na parede da Proa do Monte Roraima, na Guiana Francesa.
Com Edemilson Padilha e Fernando Leal estabeleceu a rota “Blowin n the wind” (V 6° VIIb A2 450m/4 dias) em 2012 no Elephant, Mali.
Em agosto de 2013, visitou o Canadá com Valdesir Machado e Fernando Leal, quando escalou a “American Route” V 6° VIIc 700m em 17 horas, na Lotus Flower Tower no extremo norte do Northwest Territories.
Foto: Eliseu Frechou
PREMIAÇÕES
Outsider 2012 prêmio concedido pela revista Go Outside pela conquista da via brasileira “Guerra de Luz e Trevas” no Monte Roraima
Harmatan, última produção de Eliseu Frechou ganha o prêmio de “Melhor Direção” na 12ª. Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em outubro.
KARMA Direção: Simon Spink
Duraração: 41 minutos
Imagens: Eliseu Frechou, e outros
Brasil, EUA, Espanha – 2006
DIAS DE TEMPESTADE
Direção e Edição: Eliseu Frechou
Duração: 27 minutos
Imagens: Eliseu Frechou E Marcio Bruno de Oliveira.
Abertura: Wiland Pinsdorf
Brasil, Guyana Francesa –2011
HARMATAN
Direção e Edição: Eliseu Frechou
Duração: 20 minutos
Imagens: Eliseu Frechou, Marcio Bruno de Oliveira, Edemilson Padilha e Fernando Leal.
Abertura: Wiland Pinsdorf
Trilha sonora: Walbert Almeida da Cruz e Omar Cissé
Brasil, Mali – 1996/2012
Foto: Eliseu Frechou
PROJETOS RELACIONADOS
Fundou em 1989 a Montanhismus, primeira escola brasileira dedicada à escalada em rocha, também é um abrigo destinado aos alunos e montanhistas que estejam em atividade na região.
Mountain Voices jornal brasileiro de montanhismo que circulou entre 1990 e 2020.
Cervejaria Bauzera – empresa familiar fundada em 2014 por Ana Fujita e Eliseu em São Bento do Sapucaí e que hoje se transformou em um centro de encontro da comunidade de montanha nesta região, ajudando no fomento dos esportes de montanha.
Eliseu Frechou ON THE ROCKS é um projeto multimídia que engloba matérias produzidas para TV e um podcast disponível nas principais plataformas como Spotify, Apple Podcast e YouTube.
ROCX – grife de roupas focada na moda outdoor e conforto dos tecidos. Projeto iniciado em 2018 e uma nova opção para quem quer escalar, pedalar ou simplesmente passear sem compromisso, usando tecidos orgânicos.
SOLO: Por que você escolheu a Solo como marca parceria?
ELISEU: “Desde o início, a proposta e conceito de produção de vestuário com a qualidade premium, garantindo a segurança de quem viaja e no meu caso, trabalha no agreste, me chamou a atenção. Foi com grande satisfação que fui chamado para a equipe e me sinto muito seguro ao usar um vestuário que é antes de tudo, um equipamento no qual deposito o sucesso das minhas escaladas e expedições”.