Sem infraestrutura ideal para turismo, lugar guarda belezas naturais como cachoeiras e rios, além de sítios rupestres e relatos de contato com seres de outro mundo Localizada no estado do Mato Grosso, a Serra do Roncador se estende da cidade Barra dos Garças, na divisa com Goiás, até a serra do Cachimbo, na divisa com o Pará. São 800 quilômetros de montanhas, belezas naturais e atrativos para descobrir.
Um dos passeios mais agradáveis é conhecer o Parque das Águas Quentes, que reúne piscinas, rios e toboáguas. Já o Parque da Serra Azul conta com 14 cachoeiras, onde é possível encontrar quedas de água quente e fria, além de trilhas de diversos níveis de dificuldade para aqueles que buscam conexão com a natureza.
Outra atração é a trilha que leva até o Dedo de Deus e sobe até a pedra símbolo do Roncador, passando pelas Torres Gêmeas e por um sítio arqueológico com inscrições na parede feitas a 10 mil anos e oferece uma vista panorâmica do Vale dos Sonhos. Também é possível conhecer uma tribo Xavante e, em tempos de seca, acampar em cima da pedra do Guardião e passar uma noite sob um céu estrelado. Segundo relatos, o local é perfeito para observar a aparição de óvnis. Há uma teoria que a região guarda um dos portais para o acesso de planetas em outra dimensão, o que é alimentada pelo fato da Serra do Roncador estar no mesmo paralelo de Machu Picchu, no Peru.
Para quem busca revigorar a alma, é possível fazer uma limpeza espiritual em um mergulho no Rio das Mortes, na cidade de Nova Xavantina. Outro passeio interessante é visitar o templo da Eubiose e conhecer um pouco sobre a filosofia mística que tem muitos adeptos na cidade.