Por: Samara Boscolo
O simples com conforto
As cabanas são geralmente simples, mas não desprovidas de conforto e design.
Cabanas são opções autônomas de acomodação que oferecem estadia na natureza, podendo estar localizadas em regiões montanhosas, margens de lagos, praias e até mesmo lugares mais selvagens. A maioria é pequena, porém muito aconchegante, permitindo que você canalize seu espírito explorador enquanto observa os rios murmurantes ou os vales repletos de pinheiros. As cabanas podem ser também um refúgio maravilhoso para casais, pois compartilham espaço com lareiras e talvez até uma banheira de hidromassagem.
Qual a diferença entre uma cabana e um chalé?
É natural se perguntar qual é a diferença entre uma cabana e um chalé.
Embora as cabanas e os chalés ofereçam uma porta de entrada para a natureza, vale a pena notar que a primeira opção tende a promover privacidade e afastamento um pouco mais do que a segunda. Embora as pousadas que abrigam chalés possam ter serviços de estilo hoteleiro na forma de limpeza de quartos e até piscinas no local, as cabanas oferecem a você um refúgio para chamar de seu durante as férias.
As cabanas também podem ser ainda mais remotas do que as pousadas, aninhadas nas profundezas das florestas ou no alto das cadeias de montanhas.
Por que eu deveria ficar em uma cabana?
Não há dúvida de que a principal atração de uma cabana é o seu design e sua configuração interna.
Esses pequenos refúgios podem estar entre colinas arborizadas ou bem na beira de um lago cintilante, às vezes até com uma varanda privada para apreciar o pôr do sol. Cabanas não são necessariamente para finalidades românticas, podendo ser para uma hospedagem entre amigos ou familiarres, o que prevalece é a alma exploradora.
Hoje existem opções para todos os gostos e bolsos, basta escolher qual se adequa ao seu lifestyle – se as mais rústicas, para te despertar o espírito aventureiro e desbravador, ou as de interiores suntuosos e design elegante, se você busca a paz da natureza mas com toque de requinte.
Onde você encontra cabanas?
Calce as botas de caminhada e prepare-se para percorrer trilhas, porque as cabanas estão normalmente encontrados nos confins mais selvagens do mundo. Há cabanas de toras que acumulam musgo no meio dos parques nacionais americanos. Há cabanas para alugar em destinos de esqui cobertos de neve (como Aspen), às vezes até com acesso direto às pistas de esqui. Outras são cabanas no rio que colocam cachoeiras e rotas de canoa na soleira da porta, ou cabanas na selva podendo avistar macacos balançando no alto das árvores. Você realmente pode escolher entre todos os tipos de destinos ao redor do mundo.
Uma cabana para chamar de sua
No estado de São Paulo, bem próximo à capital tem um refúgio especial. Na região Serrana, uma cabana cujos elementos são madeira, vidro e ferro. De sua varanda é possível se encantar com os raios de sol do amanhecer, assim como degustar da brisa ao som de pequenos animais quando a noite cai.
A arquitetura enche os olhos até mesmo dos mais distraídos. O design encanta com um “que” de simples chic. Compacta, mas espaçosa o suficiente para uma estada confortável.
Despertar com o som da alvorada, é banhar-se de bálsamo alimentando a alma. E dormir debaixo de uma geometria atípica, é extasiante com pitada slow living.
Uma varanda que te acolhe, permite degustar de um bom café, sentado enquanto aprecia o silêncio e o cheiro de mato. Ou para uma prática matinal de yoga talvez, antes dos raios mais quentes do sol.
Com a liberdade para poder preparar suas próprias refeições de frente para uma bela tela verde e azul, logo ali, através da vidraça.
Devagar o tempo passa.
O espetáculo volta ao anoitecer. Apague todas as luzes, e deixe que as fitas LED contornem a geometria da cabana. Luz da lua, das estrelas e da cabana.
Cabana, cálida cabana. Do cheiro de mato e de madeira.
Memórias você guardará se um tempo na varanda você passar, na sua mão a sua xícara de chá, por vezes, de olhar absorto ao céu, contemplando o seu hotel um milhão de estrelas.
Indicação em São Paulo – Sugestão para uma estadia e lugar da experiência relatada
Cabana para casais ou familias, composta por sala com lareira e duas poltronas confortáveis. TV para sua série e um sofá cama sob um teto rebaixado. Mesa de jantar, banheiro com hidro, cozinha com ilha e mezanino com cama de casal de onde é possível avistar a mata, em contraste com elementos geométricos contemporâneos. Varanda estendida com mesa e banquetas.
Abriga de 2 à 4 pessoas
Utensílios disponíveis:
-secador de cabelos
-pipoqueira
-cafeteira (cápsulas)
Cidade: Serra Negra , Zona Rural. São Paulo
Meu check list SOLO para um pernoite na Cabana:
-1 camiseta manga longa ION UV
-1 camiseta manga curta ION UV
– 1 top + legging Active + shorts
– 1 fleece
Se você gostou da leitura, entre em contato com a @samaraboscolo, para vivências na natureza e yoga.
Samara é praticante e professora de yoga desde 2014. Possui mais de 2.000 horas aulas lecionadas e já levou o yoga de alguma forma, para mais de 1.000 pessoas. Estuda e pesquisa neurociência relacionada ao yoga e vem buscando aliar os elementos tradicionais do yoga com pesquisas científicas e tratamentos modernos em áreas como a Medicina, Fisiologia e Psicologia. O Yoga apareceu em sua vida através das viagens pelo mundo e também em suas atividades em meio à natureza e esportes, trazendo assim um novo sentido sobre o aprofundamento do bem-estar da mente em conexão com o corpo. Com tantos benefícios, veio o propósito de ajudar outras pessoas no alcance da qualidade de vida. Leva grupos para vivências e atividades em meio à natureza.