Para algumas pessoas, fotografar é apenas apontar a câmera para algum objeto, paisagem ou pessoa e dar o clique; mas a verdade é que vai muito além disso. Pelo menos para quem quer fazer fotografias de um modo profissional, ser fotógrafo vai muito além do equipamento. É uma junção de imaginação, conhecimento, experiência e momento.
Percebeu como existem mais características que dependem de você do que do ambiente? No post de hoje, confira algumas dicas para afiar as suas técnicas fotográficas e tirar a responsabilidade das boas fotografias das mãos do acaso e trazer para as suas, como os profissionais fazem! Vamos lá!
Fotografar é uma arte. Como tal, precisa ser treinada para ser aperfeiçoada cada vez mais. Sendo assim, uma dica importante é praticar todos os dias. Estabeleça uma meta de fotos para fazer no dia e tente seguir a risca. Fazendo isso você vai afiar o seu olhar fotográfico e vai começar a perceber detalhes e sutilezas em lugares improváveis.
É de se esperar que em sua rotina diária talvez não seja possível ficar carregando uma máquina fotográfica profissional por aí. E nem é preciso! Lembre-se que a melhor câmera que existe é a que está com você no momento. Logo, durante a rotina de trabalho semanal, utilize o celular mesmo e reserve o final de semana para viagens fotográficas.
Por mais que muitas fotografias excelentes sejam feitas de forma espontânea, isso não é uma desculpa para o fotógrafo não se planejar. É esse tipo de organização que vai diferenciar os amadores dos profissionais.
Mentalizar as imagens que você quer produzir antes é muito importante para conseguir resultados fotográficos melhores, porque, dessa maneira, você já pode prever melhores ângulos, melhores horários e até o melhor equipamento. Quem deixa tudo apenas para o momento pode acabar perdendo boas oportunidades. Por isso, se planeje, vá preparado — mas se permita ser surpreendido também.
Para quem quer se desenvolver e conseguir resultados cada vez melhores na fotografia, estudar é sempre uma boa opção. Sendo assim, antes de investir em um equipamento mais avançado, invista em cursos e livros. Eles podem abrir a sua mente e percepção para novos horizontes que você ainda nem imagina.
Se você já tem o conhecimento básico da câmera e das técnicas de composição, busque os cursos de técnicas específicas. Pode ser um curso para aprender como fotografar esportes de aventura, técnicas para fotografar a natureza, ou focada em retrato de família. Esse escolha vai depender do seu estilo e interesse.
Se você ainda está começando e não sabe bem, é uma boa ideia ir testando várias possibilidades. Assim, nesse percurso, uma hora você descobre aquilo pelo o que você é mais apaixonado.
Pesquise e acompanhe o trabalho de fotógrafos consagrados. Isso vai fazer com que você fique sabendo de tendências no mundo da fotografia, técnicas novas e também te ajudar a descobrir o estilo com o qual você mais se identifica.
Além disso, o trabalho desses fotógrafos pode trazer ideias novas para o seu próprio estilo. Faça o exercício de tentar, literalmente, imitar o estilo de algum deles. A ideia aqui não é que você faça um plágio, mas sim que você vá testando até encontrar algo com o que você se identifique.
Não fique com medo de expor o seu trabalho por não saber como as pessoas vão reagir a ele. Claro que sempre existe a possibilidade de ter pessoas maldosas que vão fazer críticas não construtivas ao seu trabalho, mas você também pode se surpreender com a quantidade de pessoas dispostas a ajudar.
Exponha o seu trabalho nas redes sociais e em grupos específicos de fotografia e peça a opinião de outros fotógrafos mais experientes. Tudo isso vai fazer você crescer e se aperfeiçoar.
Se você curtiu essas dicas e elas foram úteis para você, que tal repartir esse conhecimento com um amigo também? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude os seus amigos a saber mais sobre fotografias!