Viajar é sempre uma atividade prazerosa! Quando o destino é outro país então, a ansiedade é ainda maior: conhecer outra cultura, experimentar novos sabores, visitar cenários completamente diferentes… No entanto, é preciso controlar um pouco os ânimos antes do passeio para conseguir fazer um bom planejamento e evitar dores de cabeça. Para te ajudar nesta missão, separamos cinco dicas essenciais. Confira:
Antes de partir para a viagem, sempre verifique se o seu passaporte está em dia e se o país de destino exige visto ou alguma vacina específica. Caso o seu voo faça alguma conexão em outro país, lembre-se também de checar essas necessidades. Afinal, ninguém quer perder o passeio de última hora! Não se esqueça também de checar se o destino solicita que o passaporte do viajante tenha a validade de pelo menos seis meses a partir da data de entrada no país.
Não arrisque! Às vezes tirar passaporte pode ser demorado devido à períodos e alta demanda e até mesmo greve dos órgãos responsáveis pela emissão. Por isso sempre faça esta verificação com antecedência.
Normalmente, viagens com destinos internacionais exigem muitas horas dentro do avião. Por isso, use sempre roupas confortáveis e lembre-se de caminhar pela aeronave sempre que possível, durante pelo menos 2 minutos. Esticar as pernas alivia o cansaço, mantem o corpo relaxado e ajuda a melhorar a circulação que pode ficar comprometida após muitas horas de inatividade corporal.
Todo mundo viaja pensando nas maravilhas que irá encontrar no destino, não é mesmo? Mas acidentes acontecem. Por isso, nunca embarque para o exterior sem um seguro de saúde internacional. Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Para alguns países, inclusive, o seguro de viagem é até mesmo obrigatório, portanto sempre confira também a necessidade de acordo com o seu destino.
Um item que não pode faltar na sua bagagem em viagens internacionais é o adaptador de tomada. O padrão é diferente em cada país. Aqui no Brasil, por exemplo, é utilizado o modelo de três pinos, nos Estados Unidos a entrada das tomadas é achatada e por ai vai. Então, se você está indo pela primeira vez para o exterior ou vive viajando para outros países, o adaptador de tomada universal é indispensável.
Uma das atividades favoritas de boa parte dos viajantes é comprar, seja um objeto de recordação, presente para os amigos e familiares ou até mesmo para aproveitar os preços baixos de alguns produtos em outros países. Mas fique atento: para quem viaja de avião, o limite de gastos é de US$ 500, sob pena de pagar multa de 50% sobre o valor excedente. Caso a viagem seja feita por meios terrestres ou navio, a cota de isenção cai para US$ 300.
A notícia boa é que, desde outubro de 2010, celulares, máquinas fotográficas, relógios, roupas, sapatos e cosméticos não precisam ser declarados. De acordo com a classificação de Receita Federal esses objetos são de uso pessoal e, por isso, não entram na cota de isenção.
Agora você já está preparado para viajar para o exterior com segurança e facilidade. Gostou das dicas? Confira também o nosso artigo com indicações de arrumação de mala para viagens longas. E não se esqueça: se você já é um expert em viagens, compartilhe suas dicas com a gente e ajude outros viajantes!