Somos uma empresa que acredita no impacto positivo da natureza na vida das pessoas. Nosso vestuário são para pessoas que saem da rotina do dia a dia e buscam experiências e bons momentos lá fora.
A Solo está em sintonia com causas que ajudam na preservação do nosso planeta e reforçamos esse nosso compromisso contribuindo com projetos relacionados à práticas ambientais e de sustentabilidade.
Apresentamos o apoio com o MAR BRASIL, que é um projeto de série documental que percorre o litoral brasileiro para mostrar o que comunidades tradicionais, pesquisadores e instituições estão fazendo para enfrentar as enormes ameaças ao mar do Brasil e atuar na defesa da biodiversidade marinha e da preservação do Atlântico Sul.
Você já pensou nisso? Que toda a vida na terra depende desta imensidão azul que mesmo quando parece distante afeta diretamente a todos? Cobrindo 70% da superfície da Terra e produzindo mais da metade do oxigênio do planeta, mares e oceanos são essenciais para a vida humana. Apesar disto é exatamente a ação dos homens que estão ameaçando estes ecossistemas fundamentais. No Brasil, nossos mais de 7000 quilômetros de litoral, famosos por sua beleza, atraem turistas do mundo todo. Mas, da areia, pouco se sabe sobre o mar. Muito longe da percepção da maioria dos brasileiros, nosso mar agoniza.
Para além do aquecimento global e da acidificação das águas por excesso de CO2 no ar, no Brasil mais de 80% das espécies exploradas na costa está ameaçada pela pesca predatória e ilegal, correndo o risco de extinção; dez milhões de toneladas de lixo chegam ao mar todos os anos, poluindo e colocando em risco todo o ecossistema e matando das algas às aves marinhas.
Na Primeira Temporada foi capitaneada pela jovem navegadora Tamara Klink como cientistas renomados, universidades, ONGs, pescadores e comunidades tradicionais estão mobilizados nesta luta. Do Prof. Dr. Alexander Turra do Instituto Oceanográfico da USP e referência internacional no tema do impacto ambiental marinho à jovem líder comunitária Maria Helena Soares que faz parte de uma iniciativa que revolucionou o turismo no litoral Cearense; do navegador Amyr Klink aos catadores e pescadores da RESEX de Canavieiras (BA), são centenas de brasileiros empenhados em reverter este quadro. A cada episódio conhecemos de perto suas pesquisas, iniciativas, projetos, soluções inovadoras e diferentes estratégias de ação. Embarque e aprenda!
EPISÓDIO 1 O MAR BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O primeiro programa conta com a participação especial do navegador Amyr Klink e mostra como as mudanças climáticas estão afetando tanto a biodiversidade marinha quanto as comunidades costeiras. Os efeitos do aquecimento global são sentidos em todo litoral: Barra do Ararapira em São Paulo já sucumbiu à elevação do nível do mar; em Tamandaré (PE), jangadeiros e biólogos monitoram os recifes de corais que estão branqueando. Para tentar prever e se preparar para estes impactos, pesquisadores do Instituto Oceanográfico/ USP instalam estações de monitoramento em alto-mar e propõem ações pra mitigá-los.
EPISÓDIO 2 ALIMENTOS QUE VEM DO MAR – POR UMA PESCA SUSTENTÁVEL
17 % da proteína consumida no mundo vem do mar, porém, décadas de exploração desordenada fizeram com que os estoques pesqueiros mundiais diminuíssem drasticamente. Além disso, a pesca industrial predatória tem colocado em risco a biodiversidade de nosso litoral e a vida das comunidades pesqueiras tradicionais. Como reverter este quadro? Sobretudo neste momento onde as instituições reguladoras como o IBAMA estão sendo desmantelados pelo próprio governo? Neste episódio, apresentamos projetos que promovem formas sustentáveis de explorar nossas riquezas. Um deles é o projeto REBIMAR, que usa um sistema de recifes artificiais para repovoar a região do litoral norte do Paraná. O outro é a RESEX de Canavieiras (BA), onde catadores, pescadores e ONGs organizados conseguiram reverter a devastação da sua região, protegendo a pesca artesanal e seu modo de vida.
EPISÓDIO 3 RESERVAS E PROTEÇÃO EM MAR ABERTO
Este episódio aborda a necessidade de criação de áreas marinhas protegidas, especialmente em regiões onde muitos animais se reproduzem e onde vivem espécies endêmicas. Tão importante quanto criar novas reservas é a proteção das já existentes, muitas que inclusive já estão em risco, como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, berçário das baleias jubarte, afetado recentemente pela lama do desastre de Mariana (MG). A partir do drama da Baía do Araçá (SP), reserva heroica que sofre com a pressão do desenvolvimento desordenado, analisamos as questões complexas em torno das demarcações destes parques, seu impacto positivo e o papel fundamental das comunidades locais nesta luta.
EPISÓDIO 4 LIXO E POLUIÇÃO
A poluição e o lixo vêm contaminando os oceanos, afetando principalmente a fauna marinha. Segundo a ONU, se nada for feito agora, até 2050 teremos mais plástico que peixes nos mares! Neste episódio investigamos o caso da Baía da Guanabara, um ecossistema praticamente asfixiado por litros de esgoto sem tratamento, mas que, segundo pesquisadores, ainda pode ser recuperado se a emissão de lixo e esgoto for interrompida imediatamente. Como o professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, bem nos lembra, quase todo lixo que chega no mar é produzido em terra, por isso projetos de educação ambiental são cruciais para reverter este quadro. E é exatamente esse o objetivo do Projeto Monitoramento Mirim Costeiro, conscientizar crianças e suas famílias sobre os perigos do plástico em todo litoral brasileiro, fomentando uma geração de “Guardiões dos Oceanos”.
EPISÓDIO 5 COMBATENDO O TURISMO PREDATÓRIO
Este episódio mostra como o turismo descontrolado predatório deturpa a identidade local, descaracterizando ícones do nosso litoral, como os jangadeiros da Praia de Mucuripe em Fortaleza. Paralelamente, o crescimento desenfreado das cidades destrói áreas costeiras e afeta diretamente o mar. Como exemplo, mostramos o Balneário Camboriú (SC), onde prédios gigantes construídos na orla fazem sombra exagerada na praia, provocando um perigoso desequilíbrio na biodiversidade local. Felizmente, outros tipos de turismo são possíveis, como o turismo comunitário que revolucionou a comunidade de Caetanos de Cima (CE) e uma iniciativa pioneira de turismo sustentável no isolado Refúgio de Alcatrazes (SP).
2ª TEMPORADA
A segunda temporada, a equipe do MAR BRASIL é capitaneada pelo fotógrafo documental e mergulhador Luciano Candisani, que se aprofundou em histórias para identificar as principais ameaças, mas sobretudo para destacar iniciativas que lutam contra essa destruição e trabalham pela conservação da vasta biodiversidade do mar brasileiro, das águas profundas à zona costeira do Atlântico Sul.
A série, dirigida por Lygia Barbosa, mostra como cientistas renomados, universidades, ONGs, pescadores e comunidades tradicionais estão mobilizados nesta luta. Da pesca tradicional da lagosta aos esforços de conservação de baleias e peixes bois, a cada episódio conhecemos de perto pesquisas, iniciativas, projetos, soluções inovadoras e diferentes estratégias de ação, além de aprofundar no dia a dia de comunidades tradicionais que fazem do mar, fonte de sustento. Embarque e aprenda!
3ª TEMPORADA – EM FASE DE PRODUÇÃO
Créditos
Texto princial fonte site Mar Brasil
Gravações da série documental Mar Brasil. Edição de @cosmoroncon com trilha original de @bruno_candisani . @solo.br @editorabrasileira @ocean_films @marbrasil.doc @pauli_chamorro #marbrasil #candisani #lucianocandisani @maka_paulogambale @lybarbosa @raphaelscire @produtorabrasileira