Descobrir novas modalidades e conhecer a história delas é sempre um momento fascinante. Por isso, fazemos questão de lhe apresentar o Ironman Triathlon. Criado por militares norte-americanos no final dos anos 70, ele reúne natação, corrida e ciclismo.
Ficou interessado? Saiba mais sobre esse esporte!
A história do Ironman Triathlon remete ao ano de 1977, quando John Collins, então comandante da marinha americana, e várias outras pessoas estavam com uma questão em suas mentes: qual tipo de atleta estava em melhor condição? Os nadadores, os ciclistas ou os corredores?
Collins e companhia concordaram em combinar essas três modalidades para formar apenas uma e descobrir quem era o atleta mais resistente, o “Homem de Ferro”. Surgiu, então, o Ironman Triathlon.
No dia 18 de fevereiro de 1978, no Havaí, ocorreu a primeira prova. Cerca de quinze competidores disputaram a travessia do Waikiki, a volta ciclística da ilha de Oahu e a maratona de Honolulu, tudo em sequência, para saber quem era o primeiro Homem de Ferro! O campeão foi o americano Gordon Haller.
A prova começa às 7 da manhã e termina à meia-noite. Os atletas precisam percorrer:
As próximas cinco etapas do Ironman Triathlon são:
O site oficial da competição considera a capital catarinense um dos principais “santuários” para esportes, vida natural e turismo no mundo inteiro. Além disso, um fator que também atraiu os organizadores e atletas do planeta para Floripa é o clima temperado da cidade.
Para participar do Ironman Triathlon, é preciso mais do que se inscrever e se programar para as viagens. Antes de tudo, vem uma ótima preparação física, que vamos explicar mais adiante.
Na parte burocrática, basta se inscrever no site oficial e acompanhar as dicas que eles dão aos novatos na competição.
Depois de se inscrever e se preparar, é hora de se programar para as viagens. É importante saber como se planejar e o que levar para a viagem, garantindo conforto e segurança.
A palavra que define o Ironman Triathlon é sobrevivência. Por isso, uma boa preparação pode levar cerca de quatro meses. Nos primeiros trinta dias, o atleta deve fortalecer a sua resistência, trabalhando diversas técnicas, principalmente de natação, que é a primeira prova.
No segundo mês, foque em um aspecto de cada prova, sempre observando como vai o estado de seu corpo. Lembre-se de apenas treinar: nada de participar de competições, que exigem ainda mais de você. Saúde em primeiro lugar!
No terceiro mês, seu corpo já está mais resistente e já aguenta mais tempo de treinamento durante a semana. Nesta fase, o atleta pode até diminuir a intensidade da preparação.
Por fim, no quarto mês, é chegada a hora de aprimorar cada vez mais as suas técnicas. Nessa fase de preparação, o atleta conhece melhor seus limites e qualidades, além de estar ainda mais focado em manter o seu corpo saudável para fazer uma boa prova.
Uma dica valiosa é sempre contar bons equipamentos, como camisetas e calças esportivas específicas para o Ironman Triathlon.
Se você quiser conhecer outros esportes e ficar por dentro de nossas dicas, curta a nossa página no Facebook! Não se esqueça de clicar para vê-la primeiro em seu feed. Até a próxima!