Por mais que seja incrível conhecer lugares novos, explorar o mundo e fazer novos amigos, longas viagens de avião não costumam ser muito divertidas. Passar algumas horas sentado em local fechado por si só já é desconfortável, imagine então que esse lugar tem níveis diferentes de umidade e pressão e que você estará cercado de desconhecidos. O tempo passado no avião é o lado menos encantador das férias, mas não deve te desanimar. Separamos algumas dicas para deixar seu vôo mais agradável e para que você tenha muita disposição na chegada.
A preparação para passar muitas horas voando começa cedo: na escolha das poltronas. Na compra da passagem, escolha um bom assento. Os lugares perto das asas são bons para quem sofre com enjôos ou tem medo de voar, já que são os que têm menos turbulência, já os da última fileira são os piores, pois não reclinam. No caso de quem fica perto dos banheiros, você pode acabar tendo que lidar com o mau cheiro, especialmente durante longas viagens. No site Seat Guru você pode dar uma olhada no mapa de assentos da aeronave que você vai utilizar e escolher os melhores, é só colocar a data e o nome da companhia aérea. Outras orientações para antes mesmo de sair para o aeroporto é dormir bem na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas.
Ao escolher o que usar durante a viagem, opte por roupas confortáveis e frescas. Esqueça os sapatos de salto, os jeans justos e as camisas apertadas. Pense em peças que não esquentam, não provocam suor, não trazem coceira e não apertam. Lembre-se ainda de que você passará pelo detector de metais, e avalie se há necessidade de usar jóias pesadas, cintos, fivelas e outros acessórios de metal. Quanto menos itens de valor você carregar, menos preocupação terá. Tenha sempre um agasalho por perto, muitas vezes faz frio dentro do avião, especialmente em vôos noturnos. E se a idéia for sair do aeroporto pronto para conhecer o local, leve algumas peças de roupas na mala de mão, assim poderá se trocar logo que chegar ao destino.
Na classe econômica as poltronas são muito próximas umas às outras e o espaço para as pernas é apertado, tornando difícil encontrar posições realmente confortáveis para dormir. Levar o seu próprio travesseiro pode ser considerado um exagero por alguns, mas é melhor opção para fazer uma viagem tranqüila e chegar descansado no ponto final do trajeto. Travesseiros de pescoço são os mais comuns nas aeronaves, principalmente os infláveis, pois são compactos e de fácil transporte, além de não incomodarem o passageiro ao lado. Se você não tiver um travesseiro portátil como esse, use um cachecol, casaco de lã ou outra peça macia para apoiar a cabeça. Nas viagens mais longas costumam ser distribuídos travesseiros pequenos e cobertores, mas muitas vezes eles não são suficientes para proporcionar um sono estável durante uma viagem longa.
Durante uma longa viagem, o ar condicionado e a pouca umidade do ar no avião contribuem para que a boca fique mais seca e, em consequência, para o mau hálito. Por isso, outro item importante para passar longos períodos dentro do avião é a escova de dentes. Toalhas de mão ou lenços umedecidos podem ser úteis caso você sue em excesso ou viaje com crianças. Tenha também um hidratante labial.
Se você está indo para outro continente, certamente passará pelo menos 6 horas dentro da cabine. Certifique-se de não passar todo esse período sentado, pois é prejudicial à saúde e ainda pode te atrapalhar na chegada ao destino final. Ficar com as pernas dobradas por longos períodos de tempo pode provocar inchaço, dores nas articulações e em longo prazo pode levar ao desenvolvimento da trombose. Levante-se, caminhe pelo corredor e faça alongamentos, mas tome cuidado para não incomodar outros passageiros. Essa dica é importante para todas as viagens, e ainda mais importante no caso de viagens longas!
Verifique qual será o
entretenimento disponibilizado durante o vôo. Algumas companhias têm um catálogo de filmes e séries disponíveis nas telas do avião, outras fornecem rede wifi gratuita e outras têm aplicativos próprios que podem ser baixados e
utilizados durante a viagem. Se você não souber o que será oferecido ou não quiser depender da empresa aérea, pode levar seu tablet, notebook, eReader, videogame portátil ou Mp3 Player. Escolha o que combinar melhor com o seu estilo de viajar, lembrando que cada item extra é algo a mais para ficar carregando e para se preocupar em perder ou ser roubado na viagem. Certifique-se de completar a carga de bateria de todos os seus aparelhos antes de sair de casa! Leve fones de ouvido e carregador na mala de mão, em viagens longas os aviões normalmente possuem tomadas e saídas de música acopladas aos
assentos.
Apesar de a grande maioria das empresas oferecerem refeições e lanches, principalmente se tratando de viagens longas, é sempre bom ter um plano B. Levando sua própria comida, você não precisa esperar pelo fornecimento da companhia aérea, poderá comer assim que sentir fome. Além disso, os lanches também são bons para quem tem restrições alimentares e para se distrair do tédio da cabine por tantas horas seguidas. Lembre-se apenas de evitar frituras, alimentos gordurosos, alimentos com cheiro forte ou que possam causar qualquer indisposição. Indicamos opções saudáveis e leves, como barrinhas de cereal, biscoitos integrais e frutas como a maça ou a pêra.
Ainda em relação à comida, é bom ter algo para mastigar durante a decolagem e o pouso, quando é mais comum sentir os “ouvidos tampados”. Essa sensação ocorre devido a diferença de pressão entre o interior e o exterior do avião, e pode ser aliviada com uma bala macia, chicletes, ou simplesmente bebendo água. Algumas vezes os comissários de bordo distribuem balas pouco antes de decolagem, mas se você sofre com a dor de ouvido peculiar causada pela pressurização, seja prevenido e leve algo para mastigar.
É difícil chegar ao seu destino final tão arrumado e descansado quanto no momento em que você saiu de casa, mas com essas dicas básicas, você chega com muito mais energia. Compartilhe esse post com os amigos que irão com você e boa viagem!