Na hora de planejar uma viagem internacional, nosso bem mais precioso é o passaporte. Já os carimbos no passaporte tornam-se bens preciosos quando voltamos para casa. Os carimbos são recordações, verdadeiros marcos dos lugares por onde passamos. Sabendo disso, alguns lugares passaram a oferecer carimbos sem valor legal, enriquecendo nossos passaportes com lembranças de locais turísticos, marcos históricos e até micro-nações!
Os carimbos de passaporte servem para documentar nossas entradas e saídas em um determinado país ou zona. É uma proteção para todos que viajam legalmente, pois mostra a data em que você passou pela imigração e, portanto determina o período no qual você pode permanecer no país. Porém, na prática, os viajantes sabem que eles são muito mais do que isso. Separamos alguns dos carimbos de passaporte mais interessantes e inusitados para você colecionar:
Quando o Muro de Berlim ainda separava a Alemanha em duas, haviam postos de controle de fronteira que marcavam as entradas e saídas dos cidadãos. No posto Checkpoint Charlie ainda é possível conseguir um carimbo igual ao utilizado na época da Guerra Fria, basta se dirigir ao Museu localizado na Potsdamer Platz.
A República de San Marino é um pequeno país europeu, totalmente cercado pela Itália. Com apenas 60 km², San Marino oferece o carimbo de passaporte juntamente com um selo, mediante o pagamente de taxa de 6 euros. Todos os visitantes entram no país passando pela Itália, que faz parte da União Europeia, de forma que não é necessário passar pela imigração.
Encontrar passaportes estampados com o carimbo dos Estados Unidos não é difícil, mas as pessoas que visitam Nova York podem ter uma recordação extra no documento. Localizada em Manhattan, a sede da Organização das Nações Unidas é um território neutro, ou seja, apesar de estar nos EUA, não pertence a esse país. Após visitar o prédio da ONU, você pode pedir um carimbo no seu passaporte.
A autoproclamada República da Molossia está localizada no estado norte-americano de Nevada. Com área total de 5000 km² e fundada em 1999, a Molossia criou uma petição para ser reconhecida como micro-nação em 2012, porém não foi bem sucedida e ainda não é reconhecida pela ONU. Todos os visitantes podem pedir um exclusivo carimbo no passaporte.
Em espanhol, a Ciudad Mitad del Mundo, está localizada, literalmente, na metade do mundo. O Museu Etnográfico, que oferece gratuitamente o carimbo no passaporte, foi construído exatamente no local onde passa a linha do Equador, na latitude 00ºº00ºº00ºº. A cidade está a 26km da capital do Equador, Quito.
A atração mais conhecida do Peru, conhecida como cidade perdida dos Incas, é um destino muito visitado por
aventureiros de todo o mundo. Em meio ás ruínas Incas, você pode conseguir o carimbo no passaporte no escritório de turismo ou ao longo da trilha Caminho Inca. O Macchu Picchu é uma das sete maravilhas do mundo moderno e um Patrimônio Mundial da Unesco.
Conhecida como “Cidade do fim do mundo”, Ushuaia é a cidade mais ao sul do mundo. Localizada na Argentina,
a capital da Terra do Fogo conta com seis modelos diferentes de carimbo de passaporte para você escolher. Todos estão disponíveis no Centro de Informações Turísticas, uma casinha azul no centro da cidade.
Um dos locais mais isolados do mundo, a Ilha de Páscoa pertence ao Chile, apesar de estar a uma distância de 3700 km da costa. Se você visitar essa ilha, além de fotografar as enormes estátuas de pedra, não se esqueça de carimbar seu passaporte no posto dos correios.
O continente Antártico é administrado por mais de 30 países, através do Tratado da Antártida, de forma que não
existem postos de fronteira e não existe um carimbo oficial de entrada no território. Porém, há visitas às estações científicas de diversas nações, onde são oferecidos os carimbos de passaporte de cada nação. Já imaginou em uma única viagem voltar para casa com o passaporte estampado por países como Rússia, Estados Unidos, Chile e Inglaterra?
Quem já fez uma viagem internacional sabe que o passaporte é o item mais importante da mochila, então que tal deixar esse deixá-lo um pouco mais especial? Compartilhe esse post com seus amigos viajantes e comece sua coleção!