Bom mesmo é manter o ritmo de atividades físicas o ano todo, lembrando sempre que a academia não é a única opção. Fugir do sedentarismo, mesmo durante o inverno, é importantíssimo para manter o condicionamento físico e a saúde em dia. Com essas dicas sobre os cuidados com a prática esportiva no inverno, você vai continuar movimentando a sua vida.
Para praticar esportes fora do ambiente de academia é muito importante escolher roupa adequada, que não só melhorá a sua performance como também ajudará a preservar a temperatura do seu corpo o que compromete a sua saúde.
Dependendo do seu treino, tem momentos de explosão a qual a temperatura do seu corpo subirá muito. Por isso, é importante você escolher a roupa ideal para a atividade, local e treino específico.
O básico é escolher uma boa segunda pele, que fica justa em contato direto com a pele aprimorando o isolamento térmico, mantendo o calor natural que o corpo produz. O tecido também é altamente respirável otimizando a absorção de suor e mantendo o seu corpo seco. Ainda existem modelos que protegem contra os raios UVA e UVB e possui tecnologia antiodor.
Acesse nosso outro artigo que explica como escolher a segunda pele ideal.
Se estiver um pouco mais frio, adicione uma jaqueta corta vento que suportará até mesmo uma leve garoa. Essa jaqueta é muito interessante, porque quanto mais vento, mais frio sentimos.
Caso esteja chovendo, poderá usar uma jaqueta impermeável. Mas é importante saber que se ela não tiver tecnologia ou abertura em baixo das axilas para ventilação, dependendo da intensidade do treino, você poderá ficar encharcado com o seu suor.
As baixas temperaturas resfriam as extremidades do corpo, o que pode prejudicar até mesmo a circulação.
Usar meias adequadas, luvas e, inclusive, alguma proteção para a cabeça, como um gorro, são medidas fundamentais
No inverno, é importante caprichar um pouco mais na fase dos aquecimentos. Ela deve durar cerca de 20 minutos, já que o corpo está mais “frio” do que costuma ficar no verão, por exemplo. Sendo assim, o tempo que se leva para chegar à temperatura ideal para os exercícios é maior.
E essa diferença é sentida por todos os músculos do nosso corpo: eles tendem a ficar mais contraídos e tensos no inverno. Isso aumenta o risco de lesões durante os treinos. Daí a importância de aquecer-se bem e ir aumentando o ritmo da atividade gradativamente.
Tão importante quanto o aquecimento é o alongamento. Ele torna os músculos e articulações mais elásticos, característica necessária para a boa prática esportiva. Dessa forma, os riscos de entorse e lesão muscular diminuem.
O alongamento também funciona como um complemento ao aquecimento, já que ajuda a elevar a temperatura do organismo e promover o relaxamento muscular, eliminando as tensões da estação.
Embora o inverno afaste muitas pessoas da prática esportiva, principalmente fora da academia, é uma época muito boa porque nas estações mais frias, tende a chover menos.