Não é surpresa para ninguém a riqueza de culturas que existe no Brasil: país extenso e colonizado por vários estrangeiros. Cada um dos Estados apresenta suas características e conta histórias diferentes e encantadoras. Por esse motivo, opções de turismo cultural não faltam por aqui!
Viajar é sempre bom, mas poder descansar e conhecer mais sobre cada região é ainda melhor. Pensando nisso, neste post, separamos 5 destinos no Brasil para você conhecer e se aprofundar na história e cultura que cada um deles tem para oferecer. Confira!
Sendo esta uma das várias cidades históricas localizadas no estado de Minas Gerais, Tiradentes se destaca por sua variedade de festivais artísticos e culturais ao longo de todo o ano, como a Mostra de Cinema, o Festival de Cultura e Gastronomia e o Bikefest. Por ter sido o local da Inconfidência Mineira e por ainda conservar o visual e o clima de vilarejo colonial, é considerada patrimônio público da humanidade.
Se a comida mineira já é famosa em todo o país, imagine saboreá-la com uma vista dessas? Certamente, essa é uma viagem que deve estar em sua lista!
Porto Velho se localiza no norte do Brasil, e com isso carrega muitos traços da cultura indígena. No entanto, essa é, também, uma região bastante rica em eventos religiosos. Este é o caso de Porto Velho, onde se localiza Jerusalém da Amazônia — a segunda maior cidade cenográfica do mundo —, palco de encenação de um dos grandes eventos culturais da região: a Paixão de Cristo, durante a Semana Santa.
A cidade conta com vários museus para quem gosta de história e arte e, para os mais aventureiros, paisagens e passeios ecológicos é o que não falta!
Falando em história e meio ambiente, destaca-se essa cidade localizada na região Nordeste do país, que abriga sítios arqueológicos e paleontológicos pré-históricos: ou seja, verdadeiros museus a céu aberto, um prato cheio para o turismo cultural. Tão encantadores quanto esses cenários são o artesanato e a gastronomia local.
A cidade marca a entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio mundial da Unesco — por ser a área de maior concentração de sítios pré-históricos da América. Incrível, não é mesmo?
Localizando-se no centro do Brasil, essa região traz características de todos os cantos do país: paisagens naturais cheias de cachoeiras, parques e reservas; chácaras e áreas rurais; museus e teatros; igrejas e eventos religiosos etc. É nesse cenário que ocorre a Festa do Divino Espírito Santo, na qual uma das atrações é uma apresentação teatral ao ar livre, representando uma batalha medieval entre cristãos e mouros.
Essa é uma região cheia de cultura própria, o que envolve culinária, música, danças e artesanato. Vale a pena conferir!
Localizada na região do Vale do Itajaí, Blumenau é conhecida por sediar a famosa Oktoberfest — festa de origem alemã, também chamada de “festa da cerveja”. Mas não é só isso que atrai os turistas à cidade: ela também conta com parques, museus e centros culturais e históricos que mantêm as tradições europeias trazidas pelos imigrantes ao Brasil.
É um ótimo local para quem deseja se maravilhar com uma arquitetura diferenciada — seja em prédios ou parques, além de contar com espaços naturais igualmente bonitos!
Ao escolher se aventurar por essas — e outras — regiões, é possível se beneficiar com muito mais do que o prazer de conhecer novos ambientes. O turismo cultural proporciona um conhecimento mais amplo dos costumes e da história de uma cidade, estado ou país, mantendo e reafirmando sua identidade e agregando informações ao repertório de experiência dos viajantes — e isso só para citar algumas das várias vantagens dessa prática!
Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para inspirar seus amigos e familiares — e, quem sabe, juntar a turma para vocês planejarem a próxima viagem!