O arvorismo é um esporte de aventura que, embora tenha surgido nos anos 80, na Costa Rica, começou a ficar famoso recentemente. Basicamente, ele consiste em uma travessia suspensa, através de pontes montadas artificialmente, entre as copas das árvores.
Como os níveis de dificuldade são progressivos, qualquer pessoa que queira pode iniciar no esporte, tornando-se assim uma opção perfeita para ser realizada em família.
Diversos parques espalhados pelo Brasil oferecem a prática do arvorismo. Neste post, vamos mostrar 4 deles. Acompanhe e descubra aquele que está mais próximo a você!
O município de Brotas fica localizado no interior paulista, a 250 km da capital e conta com diversas opções de arvorismo. Conheça as duas principais.
No Poção se encontra o mais antigo e maior percurso de arvorismo do Brasil. Com 40 obstáculos diferentes, tem para todos os gostos, níveis e estilos. É oferecido ainda um treinamento prévio, em uma trilha de apenas 1 m de altura, para que as pessoas possam ir se adaptando ao esporte.
Para famílias que tem crianças há também a opção de arvorismo kids! É diversão na certa!
O circuito é composto por 13 obstáculos, sendo possível optar por: poleiro, falsa baiana, travessia com corda, troncos alinhados, escalada ou rede vertical. Quem participa do arvorismo no Recanto das Cachoeiras, pode ainda utilizar toda a infraestrutura do parque como piscina, cachoeiras, playground e wifi.
Localizado em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, o parque Ecológico do Cão Sentado é um lugar excelente para a um dia de aventura em família. Para praticar arvorismo no local, é preciso desembolsar um pequeno valor de R$ 9,00. O percurso tem nível de dificuldade leve a moderado, e são oferecidos equipamentos de segurança para realizar o trajeto.
Além do arvorismo, é possível aproveitar outras atividades em meio à natureza, como pesca esportiva, trilhas, grutas, cavernas, montanhismo e escalada.
Como conforto, o Cão Sentado oferece uma lanchonete, um parque infantil para crianças de até 10 anos e estacionamento gratuito.
Localizado no Espírito Santo, o parque Selva Sassiri conta com um circuito de 1,5 km, montado em três andares, com diferentes alturas, variando de 3 a 18 metros. São 194 obstáculos para ultrapassar em quase 2 horas de percurso.
No Selva Sassiri, as crianças a partir de 4 anos que possuam mais de 1 metro de altura têm um percurso desenvolvido especialmente para elas.
O parque conta também com toda infraestrutura e outras opções de aventura.
O arvorismo no parque Unipraias faz parte da rota de aventuras e é formado por 12 obstáculos, que juntos formam 120 metros de percurso. Entre os obstáculos destacam-se a falsa baiana, tirolesa e o rapel.
O parque conta ainda com trilha ecológica, bondinho e ziprider, que é uma espécie de tirolesa com uma tecnologia mais avançada.
Agora que você já conhece os melhores parques, separamos alguns itens indispensáveis para que o a aventura seja perfeita!
Aproveitar um dia praticando arvorismo com a família é uma experiência de aventura incrível. Depois de escolher o destino e separar as roupas certas, é hora da preparação pré-passeio!
Durma bem um dia antes, prepare a mochila, objetos, lanches e água. Antes de sair de casa tome um café da manhã reforçado e não se esqueça de anotar o roteiro direitinho no seu GPS.
Agora que você já descobriu diversos lugares legais para o arvorismo e ganhou algumas dicas extras, aproveite e nos siga no Facebook para saber muito mais!