Você Sabe o Que é Arvorismo? Conheça Mais Ssobre Esse Esporte!

O mundo dos esportes e dos exercícios físicos vem a cada dia se expandindo. Novas maneiras de se exercitar aparecem e trazem novidades para todos os gostos. Um desses esportes é o arvorismo. Se você ainda não sabe o que é arvorismo, continue a leitura e saiba mais sobre a prática!

O que é arvorismo?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para chegar ao conceito desse esporte é preciso tomar o seu nome na língua inglesa. Ele é chamado pelos estrangeiros de Canopy que em livre tradução para o português significa toldo ou cobertura. Ou seja, o arvorismo é um esporte realizado na copa das árvores.

Quais os benefícios do arvorismo e os tipos de prática?

O arvorismo é um tipo de atividade física que não traz apenas benefícios físicos como também psicológicos. Estar em contato com a natureza, num ambiente tranquilo, vendo a beleza da paisagem lá de cima faz um bem enorme para a mente. Desta forma, o arvorismo é praticado de uma forma contemplativa, na qual a pessoa fica suspensa numa plataforma olhando a paisagem.

Além do arvorismo contemplativo, você também pode se deparar com a expressão arvorismo técnico. Este é utilizado por cientistas e pesquisadores já que a trilha formada entre a copa das árvores facilita a procura de espécies.

Como começar a praticar este esporte?

Nesse esporte, os responsáveis montam circuitos que podem variar o grau de dificuldade. Desta forma, qualquer um pode começar a praticá-lo num circuito para iniciante. Neste caso, são colocadas trilhas que exigem coordenação motora, concentração e equilíbrio. Os trajetos mais complicados também incluem práticas de rapel e também paredes para escalada.

Para a prática esportiva há alguns obstáculos a serem enfrentados pelo caminho. Quem decide embarcar nessa aventura precisa ter alguma prática em outros esportes relacionados como rapel, escalada e highline, como foi dito. Não é o tipo de esporte mais indicado para quem tem medo de altura, apesar de que isso pode se tornar um bom desafio a ser superado.

Quais os cuidados a serem tomados na hora de praticá-lo?

EquipamentoPara montar as trilhas, os operadores se utilizam de itens como polias, vagão e cordas. Existem alguns outros equipamentos que são fornecidos no local como capacete, luvas, mosquetões, cadeirinha e a sapatilha apropriada para fazer escalada.

Quanto à segurança do esporte não há com o que se preocupar. Apesar de parecer um esporte arriscado, o arvorismo oferece tantos riscos quanto qualquer outro esporte. Quem pratica fica preso ao equipamento durante todo o percurso. Para ter mais garantias, procure por empresas certificadas pelo INMETRO.

Outro bom motivo para que o praticante vá atrás de uma empresa de qualidade é o fato de ela oferecer instruções antes de iniciar o esporte. Desta forma, você consegue se familiarizar melhor com os equipamentos e também com a altura. Fazer alongamentos antes de iniciar o percurso é uma boa ideia já que, em alguns trechos, será necessário maior flexibilidade de pernas e braços.

Agora que você já sabe o que é arvorismo já pode procurar o próximo local das suas férias para praticar. Não se esqueça de verificar os aparelhos necessários para segurança antes de ir. Algumas empresas fornecem, mas é importante ter esse cuidado para poder praticar esportes na tranquilidade da natureza. Se você curte esportes radicais gostará de saber algumas dicas para começar a praticar o Mountain Bike!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *