4 dicas de esportes Para Crianças Que Você Pode Praticar Com Seus Filhos!

Como o tempo com os filhos é um dos mais valiosos na vida dos pais, nada melhor do que praticar algumas atividades físicas ao lado de quem você tanto ama. Porém, é preciso conhecer bem as modalidades e também as preferências dos pequeninos antes de estimulá-los.

Tendo em mente que a idade dos seus filhos tem influência no esporte a ser praticado, vamos explicar neste post 4 dicas para você definir o que será bem-vindo não só para eles, como também para reunir toda a família em futuros momentos de descontração.

Afinal, esportes para crianças são um assunto sério, que merece atenção e planejamento, além, é claro, de satisfazer as exigências e gostos pessoais dos miniadultos! Ouvi-los é fundamental para obter sucesso em uma futura prática mais intensiva.

1. Respeite as limitações da idade

Se o seu filho tiver menos de cinco anos de idade, não adianta exigir que pratique esportes radicais. É preciso respeitar as limitações do corpo.

Nesse período da vida dos pequeninos, a dica é motivá-los a ter aulas de natação, um esporte que contribui para o desenvolvimento, sem falar no aprimoramento da coordenação e disciplina.

E mais: nada de ficar fazendo cobranças. O momento é de muita brincadeira, com estímulos em grupo e evolução nos movimentos, assim como na superação da timidez ou para quebrar a impulsividade.

2. Analise as características pessoais do seu filho

Cada criança tem suas preferências. E com o esporte não é diferente. Se o seu filho preferir a dança ou a ginástica no lugar da natação, respeite essa vontade!

Com isso, haverá mais estímulo à continuidade. Após os cinco anos de idade, esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei e handebol, já podem ser opções bacanas, claro, tudo dentro dos limites de cada criança.

Nada de cobrar rendimentos mirabolantes ou vitórias a qualquer custo. É preciso incentivar o espírito de coletividade, o respeito às regras e também aos amigos e amigas.

Modalidades individuais, como artes marciais, badminton e tênis de mesa, também são boas escolhas.

3. Incentive as modalidades preferidas

Por volta dos oito anos, as crianças certamente já terão escolhido a modalidade preferida. Nessa hora, é muito importante os pais incentivarem a prática esportiva.

Seja skate, ginástica desportiva, atletismo, capoeira, natação, vôlei, futebol ou tênis, esteja sempre junto de seus filhos, ajudando no que for preciso.

Quanto mais próximos os pais estiverem, tanto o relacionamento quanto os momentos em família serão bem mais proveitosos. Afinal, praticar esportes com as crianças é uma excelente maneira de valorizar o tempo.

4. Ensine as regras do esporte

Conversar com os filhos sobre as regras da modalidade esportiva escolhida também é um bom exercício em família.

Se a opção for futebol, que tal mostrar quando o jogador está impedido, que situações levam ao pênalti e comportamentos que devem ser evitados dentro e fora de campo?

O mesmo vale para todos os esportes para crianças. Mostre diferentes tipos de equipamentos e puxe assuntos relacionados, fortalecendo os laços afetivos.

Mesmo que seus pequeninos façam aulas da modalidade preferida, nada melhor do que bons papos para aprimorar as técnicas e conhecimentos sobre o esporte, como a correta escolha de roupas específicas para a prática.

Esportes para crianças

Essenciais ao longo da vida, os esportes ficam enraizados quando o estímulo começa bem cedo. É como criar o hábito da leitura. Tudo depende da prática e busca constante.

Por isso, estimular as crianças a movimentar o corpo é um ensinamento que vai muito além dos benefícios físicos e mentais.

Os pequeninos crescem com o espírito de solidariedade, garra, determinação para buscar os objetivos e resistência para suportar adversidades. E ainda ocupam o tempo com atividades que combatem o estresse, a ansiedade e outros males que atingem em cheio a humanidade.

Agora que você já sabe como ajudar na escolha dos esportes das crianças, que tal conhecer um destino ideal para toda a família? E com muitas cachoeiras e aventuras!