Se você já passeou na lagoa da sua cidade, em um rio ou mesmo se passou aquele final de semana em uma praia, deve ter se deparado com algumas pessoas em cima de uma prancha de surf, se locomovendo calmamente pela água com um remo. Essas pessoas estão praticando Stand Up Paddle, uma modalidade de atividade física iniciada no Havaí e que chegou no Brasil há algum tempo.
Se você quer mais informações sobre esse tipo de exercício físico e seus benefícios, continue lendo.
O Stand Up Paddle (ou SUP, entre os praticantes) é essa prática que descrevemos e que, provavelmente, você já viu, mas existe um lado mais profundo do que a pura e simples atividade física. O mais legal do SUP é a sua capacidade de fazer com que o praticante se conecte com a natureza e tenha um tempo de reflexão e meditação enquanto se exercita.
Não se trata de uma atividade radical em busca de adrenalina ou um esporte em busca de pontos ou vitórias, mas, sim, de um exercício que permitirá ao praticante uma grande conexão com o ambiente que o cerca e o envolve.
Se você tem interesse em praticar o SUP, mas não sabe por onde começar ou como realizar essa atividade tão prazerosa física e mentalmente, fique ligado nas dicas abaixo. São pequenos toques que vão ajudar qualquer iniciante no exercício do Stand Up Paddle. Veja:
No Stand Up Paddle, é comum que o praticante enfrente algumas quedas da prancha em direção à água. Portanto, aprender como cair é importante para evitar maiores danos. Lembre-se sempre que é preferível se jogar em direção à água do que cair. Além disso, é fundamental notar que o seu centro gravitacional é na altura do umbigo, e que quanto mais perto do solo ele estiver, maior o seu equilíbrio. Portanto, se abaixar por alguns instantes pode ajudar a recuperar o equilíbrio.
Para iniciantes, quanto menos dificuldade, melhor. O SUP não é um exercício muito difícil e que exige muita força ou resistência, mas demanda um pouco de técnica dos praticantes. Portanto, o melhor é evitar obstáculos, como o vento, que pode interferir na remada ou a água em movimento, que pode dificultar a sua ação.
Em algumas ocasiões, pode ser muito interessante praticar o SUP sozinho, num local mais afastado, como método de se conectar com a natureza. Porém, quando se está aprendendo a técnica desse exercício, o melhor é remar com amigos: pode ser mais divertido e seguro.
O Stand Up Paddle pode ser uma atividade muito aprazível e interessante quando se pratica sozinho e, ao mesmo tempo, não é nada muito complexo e impossível de se aprender por conta própria, mas é preferível dar as primeiras remadas sobre a supervisão de um profissional experiente, para poder aumentar a sua curva de aprendizado.
É muito importante lembrar que o SUP é um exercício praticado ao ar livre. Portanto, você estará exposto às intempéries do clima, sendo necessário se proteger apropriadamente. Além de prancha, remo e, claro, um colete salva-vidas de qualidade, bonés são úteis contra o Sol quente e jaquetas corta-vento ajudam em locais com muito vento.
E aí, ficou interessado em praticar o Stand Up Paddle? Ainda restou alguma dúvida sobre essa atividade? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!