Um dos grandes desafios da vida moderna é conciliar o trabalho com a vida pessoal de forma saudável. A busca pelo equilíbrio pessoal e também pelo equilíbrio profissional é algo que parece difícil de se conquistar, já que as exigências do mercado ficam cada vez maiores.
Contudo, ainda que você goste do seu trabalho e tenha uma bela carreira, sabe o quanto é importante estar com a família, estabelecer um tempo para si mesmo, não é verdade? No post, a seguir, damos algumas dicas de como você pode conquistar o equilíbrio.
Uma das formas de conquistar o equilíbrio pessoal e profissional é estabelecendo suas prioridades. Assim, você planeja objetivamente o que precisa fazer e em quanto tempo e se sente mais seguro para cumprir com as etapas do seu plano.
Essa atitude evita que você se sinta ansioso sobre o futuro, mas nunca pare para pensar efetivamente sobre ele.
Muita gente acredita que parar uma parte do dia ou da semana para organizar as tarefas do trabalho pode ser uma perda de tempo. Porém, essa atitude faz com que você consiga saber o tempo em que precisará realizar suas tarefas e, ainda, planejar o que precisa ser feito com urgência e o que pode esperar.
Uma boa dica é começar o dia delimitando exatamente o que precisa fazer. Anote as reuniões agendadas, os telefonemas urgentes, os atendimentos que precisam ser feitos, enfim, todas as tarefas essenciais. Com o tempo, você aprende a administrar o tempo e definir o que exatamente consegue realizar em um dia. Você se sentirá mais seguro sobre a quantidade de trabalho que conseguirá ou não realizar num determinado limite de tempo.
A menos que trabalhe sozinho, sempre existem colegas de trabalho e colaboradores que podem ajudá-lo a fazer suas tarefas. Muitas vezes, ficamos com receio de pedir ajuda ou até mesmo de dividir a responsabilidade com outras pessoas. No entanto, é uma boa maneira de evitar o acúmulo de funções, e também de conquistar o papel de líder dentro de sua equipe.
Já falamos sobre saber administrar o tempo, definindo o que você deve fazer com urgência e aquilo que pode esperar. De modo geral, o tempo com a família é visto como algo que sempre pode ficar para depois, o que, claramente, é um erro.
Portanto, em sua agenda procure estabelecer um horário em que possa usufruir do contato com seus familiares, pode ser o horário de almoço, o horário do jantar ou mesmo algum passeio que possam fazer juntos.
Com a vida agitada que levamos, pode sobrar um ou outro trabalho para fazer nos finais de semana. É claro que existem as urgências, as tarefas que se acumularam ou que não foram previstas. No entanto, faça sempre o possível para respeitar esses dois dias de descanso.
Aproveite para recuperar as energias e para voltar descansado ao trabalho. Pense, por exemplo, em fazer uma viagem com a família. Nada melhor para o fim de semana, não?
Com certeza, muito amigos seus e colegas de trabalho têm a mesma dificuldade de encontrar o equilíbrio pessoal e o profissional. Que tal compartilhar essas ideias em suas redes sociais?