Uma das melhores maneiras de aprender a história e os costumes de países e regiões diferentes é por meio de sua culinária: nos aromas, cores e sabores podemos conhecer as mais distintas influências dos povos locais. Em nosso post de hoje, vamos apresentar os principais pratos e características da cozinha do norte da África, uma das mais importantes da gastronomia internacional.
Esteja preparado para uma incrível variedade de cheiros, sabores e texturas, resultado de séculos de integração dos povos em um dos pontos mais importantes da geografia mundial. Esses pratos possuem histórias que remontam aos primeiros séculos da era cristã, repletos de temperos e com muitos sabores que conquistam turistas diariamente.
Prato nacional do Egito, é servido nas ruas do Cairo desde antes do século IV, e tem origens que podem ser traçadas ao Antigo Egito. Bastante popular no café da manhã e eventualmente no almoço, é um prato de favas cozidas, servidas tradicionalmente com azeite de oliva e cominho, embora as opções de adicionais sejam inúmeras.
A receita fez sucesso e se espalhou por todos os países do norte da África e Oriente Médio, onde inúmeras variações se desenvolveram, como na Síria, onde são adicionados tahine (uma pasta de gergelim) e molho de pimenta.
Rico em valor energético e extremamente versátil, o cuscuz é a base da culinária de toda a região. Originado com os berberes, povos nômades do deserto, é um nome para a semolina de trigo. Seu sabor de perfil neutro e a fácil preparação — apenas alguns minutos no vapor —, garantem sua popularidade.
Pode ser preparado com legumes e vegetais, com variados tipos de carnes — como na receita do cuscuz royale —, ou sem acompanhamentos, temperado com um leve toque de sal e especiarias. Para os amantes de sobremesas, existem receitas com amêndoas, açúcar e canela.
Com origem na Tunísia, alastrou-se pelo restante da região, alcançando locais distantes como Israel e Irã. A sua preparação começa com um molho de tomates temperado com pimentas, ervas aromáticas e temperos típicos, cozinhando-o até que reduza.
Depois, são colocados ovos sobre a mistura, para que cozinhem indiretamente. O prato é finalizado com uma boa porção de cebolinha fresca picada.
Outra receita de origem berbere, ela ganha o nome do recipiente cônico em que é cozida. É um ensopado repleto de legumes e carnes, que aceita, no entanto, qualquer adicional que possa trazer sabor ao prato – até mesmo frutas secas podem entrar no preparo! Seu cozimento é longo e em baixa temperatura, e é servido com pão e uma porção de cuscuz.
Estas são algumas das receitas mais famosas originárias do norte da África. Como se pôde ver pelo nome dos pratos, trata-se de uma culinária com enorme influência árabe, associada aos pratos típicos dos berberes da região e com toques das cozinhas mediterrânea e do sul da Europa.
Não deixe para depois: agende uma viagem para o norte da África e experimente tudo o que esse patrimônio da gastronomia internacional pode oferecer!
Gostou do artigo? Ansioso para experimentar estes pratos deliciosos? Deixe um comentário para a gente!