Os esportes outdoor incluem modalidades que envolvem aventuras e atividades radicais. O intuito desses esportes, além de promover a boa forma física, é propiciar uma sensação de prazer e liberdade, diminuindo o estresse causado pelas pressões da vida cotidiana.
Para a sorte dos brasileiros aventureiros que buscam adrenalina e contato com a natureza, o Brasil é considerado um dos melhores destinos mundiais para esportes outdoor. Isso se deve à nossa paisagem rica em belezas naturais e variadas formas de relevo, que permitem a prática de esportes como o rafting, o voo de asa delta, o montanhismo e vários outros.
Se você é um amante da natureza, de aventuras e de adrenalina, conheça os principais benefícios de praticar esportes outdoor!
O contato com a natureza é extremamente benéfico para a saúde, ajudando a controlar os níveis de estresse e ansiedade. O simples fato de descansar os olhos em uma bela área verde já provoca uma sensação de relaxamento.
Não é delicioso e relaxante banhar-se nas águas do mar, de um rio ou de uma cachoeira, respirar ar puro sentindo o cheiro do verde e admirar as belezas que só existem na natureza? Ao praticar atividades ao ar livre, você se distrai com a paisagem e nem percebe o tempo passar, ao contrário do que acontece quando praticamos exercícios dentro de uma academia, por exemplo.
Geralmente quando as pessoas frequentam a academia ou se matriculam para alguma modalidade física em lugares fechados, isso passa a fazer parte de suas rotinas, podendo se tornar impositivo e até monótono depois de certo tempo. Até aquele futebol toda segunda-feira à noite, por exemplo, pode perder a graça – sempre o mesmo lugar, o mesmo horário e as mesmas pessoas. Da mesma forma, a rotina da academia depois do trabalho pode se tornar exaustiva e desestimulante.
Um grande benefício dos esportes outdoor é que não há rotina e nem a sensação de obrigatoriedade. Ao fazer trilhas, por exemplo, poderá explorar locais diferentes e descobrir novas paisagens a cada trilha realizada. No paraquedismo, você pode escolher pontos diferentes para saltar, apreciando cenários variados e sentindo uma nova emoção a cada salto. Se você prefere o rafting, a correnteza e o entorno do rio certamente estarão diferentes a cada vez. A natureza oferece esse benefício: cada lugar é único e, mesmo que você volte ao mesmo lugar, provavelmente a experiência será diferente, pois o ambiente natural está em constante mudança.
Considere nadar em uma piscina: a água sempre estará calma. Agora, pense em nadar no mar: os fatores como correnteza, vento e temperatura tornam a intensidade da atividade muito maior, exigindo mais energia de seu corpo. Isso é excelente para quem deseja eliminar aqueles quilinhos a mais.
Como os exercícios ao ar livre envolvem as condições do tempo, vento, correnteza da água, variações de temperatura e terrenos irregulares, a resistência do atleta é muito mais trabalhada. Pedalar na academia é mais simples do que pedalar ao ar livre, quando se tem que lidar com todas essas variantes.
Quem não se sente mais animado em um dia ensolarado do que em um dia chuvoso ou nublado? As condições externas exercem grande influência sobre a motivação das pessoas. Fazer uma caminhada na esteira é algo que, depois de certo tempo, perde a graça, principalmente com o cronômetro rodando no painel.
Ao transferir a sua caminhada para o ambiente externo, você ganha motivação, pois pode definir um ponto aonde deseja chegar e se sentir mais livre de pressões. E com muito mais prazer, claro.
Existe uma variedade enorme de esportes outdoor, basta escolher aqueles que são mais agradáveis para você! Para quem mora em uma área litorânea, que tal experimentar o stand up, o surfe ou a natação no mar? Para quem reside próximo de parques, que tal se divertir com o slackline, pedalar ou caminhar ao ar livre? E se você gosta mesmo é de radicalizar, conheça o cliff diving e descubra mais sobre esse esporte radical!