As tão esperadas férias chegaram e finalmente é hora de arrumar a mala. Só quem tem o dia a dia acelerado e a agenda cada vez mais atarefada sabe a importância de aproveitar os finais de semana, feriados e as férias em família. Estar com os filhos e proporcionar a eles uma viagem diferente com experiências únicas é primordial.
Foi pensando nisso que reunimos — e esclarecemos — as principais dúvidas que a maioria dos pais tem ao escolher o melhor destino para viajar. Confira!
Uma vez que o destino tenha sido escolhido, é hora de pensar na melhor opção de hospedagem para as crianças e/ou adolescentes. Aqui vão duas dicas: se você está planejando ir para um lugar onde a intenção é passar o dia na rua, conhecendo a cidade e aproveitando os passeios turísticos, o ideal é escolher um hotel que seja bem localizado e conte com um bom café da manhã para recarregar as energias.
Entretanto, se você pensa em oferecer uma experiência mais completa para os seus filhos, que estão sempre dispostos a prolongar a diversão, pode ser uma boa ideia optar por um resort. Assim, você encontrará uma estrutura mais completa com piscinas, quartos para todos os estilos, equipe de recreação, espaços infantis e até mesmo serviço de babá.
O período do verão no Brasil coincide com as férias escolares e costuma ser o mais intenso para famílias que procuram praias, calor e muito sol. Por isso, vale a pena ficar atento à exposição das crianças e protegê-las dos raios UVA e UVB.
Se você preferir as regiões serranas, quando as crianças aproveitam o frio para tomar bastante chocolate quente, vale a pena optar pelo inverno, que favorece essas áreas, e se agasalhar bem, protegendo os pequenos para evitar resfriados. Mas se você planeja uma viagem pela Europa, vale a pena conferir o clima de acordo com o hemisfério. Enquanto aqui é verão, lá é inverno.
Viajar em família pode ser um bom momento para enxergar a vida através dos olhos das crianças e descobrir programas inusitados e diferentes. Se você planeja uma viagem mais cultural e educacional, é válido incluir parques, museus e centros históricos da cidade em seus planos para contar e apresentar um pouco do passado aos seus filhos.
Se a ideia é ter um contato maior com a natureza, planeje uma viagem para o campo ou fazenda. Leve os rebentos para parques ecológicos, deixe-os ter contato com a terra e com os animais. Esse momento é extremamente válido para ensiná-los a valorizar o meio ambiente e o que eles nos dá todos os dias.
Mas se os pais preferem desacelerar e ficar com os pés na areia branquinha, debaixo de coqueiros e de frente para o mar, o litoral é uma ótima opção.
Escolher um destino para as férias em família requer criatividade para proporcionar a si e aos filhos experiências sensacionais que vocês viverão juntos. O que muitos pais não sabem, é que vocês não precisam nadar com tubarões ou escalar o Everest para conseguir isso. A resposta é muito mais simples do que se imagina. Vocês podem descobrir o ecoturismo pelo Brasil, aproveitarem lugares exóticos, se divertirem em parques aquáticos ou explorar reservas florestais.
Agora que você sanou suas dúvidas sobre férias em família e sabe como tirar o melhor proveito desse momento com seus filhos, conta pra gente nos comentários: qual destino você escolheu para a sua próxima viagem?