Nada melhor para curtir a natureza com muita adrenalina do que uma pista de esqui, não é mesmo? Ainda mais para nós, brasileiros, que, não temos neve – as raras vezes em que neva em algumas cidades do sul não contam! E bem pertinho de nós está o Chile, com suas famosas pistas de esqui. Esquiar em Santiago pode ser uma boa pedida para se divertir com a família — ou mesmo sozinho!
Neste post, vamos te ajudar a escolher a estação de esqui que mais tem a ver com você e com sua família! Também te daremos algumas dicas para encarar o frio na neve. Confira!
O Chile é um paraíso para quem procura esquiar — opções é que não faltam! A seguir, conheça as quatro pistas mais famosas:
A Valle Nevado ostenta o título de maior estação de esqui da América Latina — e há quem garanta que ela seja, também, a de melhor infraestrutura do Chile! A vantagem dessa estação é que há opções para todos os gostos. Se você for viajar acompanhado da família, não se preocupe em como entreter todo mundo!
Mais experientes, iniciantes, amantes do esqui, fãs do snowboard… Em Valle Nevado, há espaço para todos! A estação fica a apenas 46Km de Santiago, e há muitas opções de hospedagem e alimentação.
A El Colorado é uma antiga e pequena estação de esqui, também perto de Santiago. Ela fica a 3 mil metros de altitude e funciona em um esquema ski in/ski out — ou seja, você pode pegar um teleférico para ir até as pistas. Os teleféricos passam ao lado dos hotéis, pousadas, casas e restaurantes — você não vai precisar se preocupar com o transporte em El Colorado!
A estação de esqui Farellones é localizada no vilarejo de mesmo nome, o primeiro que você vai encontrar ao chegar na Cordilheira dos Andes. Se você quer uma viagem que vá além do esqui, Farellones pode ser uma boa opção! O charmoso vilarejo possui casas e chalés que dão um clima acolhedor.
A La Parva não é uma estação muito frequentada por brasileiros, mas é ponto certo da elite chilena! Localizada a 50Km de Santiago, La Parva tem pistas para todos os níveis de esquiadores. Por ser frequentada pela elite, não precisamos nem falar que a infraestrutura conta com uma variedade de restaurantes, bares, lojas e hotéis — tudo isso, sem perder o clima de cidadezinha de montanha!
As estações de ski chilenas possuem atrações durante todo o ano. Afinal, sempre há o que se admirar do alto das montanhas. Mas, se você quer aproveitar mesmo as pistas de esqui, o melhor período é julho. Esse é também o período mais cheio de famílias — já que, além de ser o ideal para esquiar, também coincide com as férias escolares do país.
Se você quer um pouco mais de tranquilidade, agosto pode ser um bom mês. Por ser um período da baixa temporada, além de as estações estarem menos cheias, os preços começam a cair. A alta temporada de esqui no Chile vai, aproximadamente, de junho a outubro.
Ao viajar para um lugar com neve, o mais importante da mala são as roupas que aguentam bem o frio e o vento. Também é importante reservar os hotéis com antecedência, principalmente se você for viajar em julho. Antes disso, porém, é preciso decidir se você vai se hospedar em Santiago ou na própria montanha.
Além de dar aquele charme especial à viagem, se hospedar em um hotel na montanha facilita a ida às estações de esqui. Mas não esqueça que ficar a três mil metros de altitude não é o mesmo que se hospedar na capital! Por isso, leve medicamentos básicos e opções de entretenimento para os dias em que não quiser esquiar — e também para entreter as crianças, se elas também forem.
E aí, pronto para encarar o frio, a neve e esquiar em Santiago com toda a família? Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário e entre para a conversa!