Se você é apaixonado por bicicletas, é bem provável que também se apaixone pela mountain bike, principalmente se gosta de adrenalina. Afinal de contas, com essa modalidade você vai voar entre as árvores em um esporte super-radical.
Se ficou curioso e quer entender melhor, chega mais e aprenda alguns detalhes.
Mountain bike, que em português significa bicicleta de montanha, é um esporte que exige muito preparo físico. Essa é uma ótima opção para quem gosta de estar em forma, se exercitar e ainda estar em contato com a natureza, mas nem tudo são mil maravilhas quanto parece porque a prática pode ser muito difícil no começo.
O esporte consiste em bicicleta com estrutura bem leve e que tenha rodas largas, combinação que faz com que seja mais fácil transitar nos terrenos montanhosos. O conceito do esporte é desenvolver velocidade e domínio com esse tipo de bike, principalmente em terrenos com grandes descidas e altas elevações.
Essa é mais uma vantagem do esporte. A mountain bike pode ser praticada por qualquer pessoa que tenha interesse e em qualquer idade. O importante é respeitar os limites do seu corpo e não querer seguir o ritmo de ninguém, mas manter o seu. Outro ponto positivo é a socialização que provoca, fazendo com que muitos dos seus praticantes fiquem amigos.
Está começando agora? Então, é bom pegar leve e ir com calma, concorda? O primeiro passo é comprar uma bicicleta específica e que seja no tamanho correto para você. Ela deve ter a altura ideal para o seu corpo e considerar o tamanho das suas pernas. Se tiver alguma dúvida na hora de escolher, pergunte a um profissional especializado, já que ninguém merece comprar a bicicleta errada. Se ela for no tamanho errado, a prática vai ser desconfortável e você não vai gostar do esporte.
Depois disso, comece treinando as pedaladas. É muito importante que isso aconteça da forma correta e que você esteja bem posicionado. Todo o desenvolvimento deve ocorrer da maneira certa, principalmente antes de começar a praticar para valer. Treine bem a troca de marchas, as curvas fechadas, subidas e descidas.
Claro, não abra mão do capacete e dos acessórios adicionais. O capacete é o principal protetor que você pode ter, e deve fazer parte do seu kit antes de começar a pedalar para valer nos terrenos mais acidentados. Ele deve ficar justo e certo na sua cabeça, sem pressionar as orelhas ou atrapalhar a visibilidade.
Os acessórios adicionais também podem fazer muita diferença, como jaquetas, as luvas especiais e tudo o mais que você perceber que pode trazer mais conforto.
Como afirmamos, a mountain bike é praticada em terrenos mais acidentados e locais montanhosos, motivo que deu o nome a essa modalidade, mas você pode começar em locais mais comuns antes de se arriscar nos mais perigosos.
E aí, deu para entender melhor como essa modalidade funciona? A mountain bike é uma ótima maneira de aproveitar os fins de semana em contato com a natureza e cuidando da saúde.