A Índia é um país rico em características peculiares. Todo o seu misticismo, cultura e etnia são muito marcantes. Isso tudo se deve aos laços que os indianos fazem questão de manter, com as suas origens. E essas raízes também estão presentes nos esportes indianos. Com modalidades que não saem de seu território, mas que nem por isso perdem a força, na prática esportiva local.
Os esportes que você vai conhecer agora, vão mostrar que jogos esportivos não são sinônimos de competição, na Índia. A prática esportiva de lá carrega harmonia espiritual entre os competidores. Eles encontram paz e se sentem em família, nas equipes.
As modalidades apresentadas a seguir, requerem habilidade unida aos rituais típicos da cultura indiana:
Segundo os indianos, o kalari deu origem às artes marciais. A luta, que tem centenas de anos de tradição, foi inspirada nas formas de ataques dos animais e utiliza armas artesanais. Nascido no estado de Kerala, no sul da Índia, o esporte conta com golpes de braços, chutes, agarrões, disputas com armas, posições posturais e métodos de cura.
Os princípios do kalari estipulam que o treino de artes marciais comece com uma massagem corporal com óleo, até o corpo ficar ágil e flexível, coordenando a mente e o corpo. A arte marcial pode variar de acordo com as regiões geográficas de seu local de origem: Kerala. Algumas das lutas coreografadas do kalari podem ser aplicadas à dança, também.
Há mais de quatro séculos, a Índia pratica o Snake Boat. Uma corrida de canoa gigante, de cerca de 40 metros, com até 103 participantes por time. São 80 equipes que remam pelo lago de Kerala, em busca do troféu, anualmente. Nesse esporte, não existe conflito entre religiões ou castas; todos participam da competição. É um símbolo de harmonia, na comunidade.
A corrida exige a concordância da equipe. Isso porque, além de ter experiência, os atletas precisam saber se comunicar por meio de sons, gestos e olhares, para terem um bom desempenho. Cada bateria é composta por quatro barcos, que competem num percurso de 1.200 metros.
Durante todo o caminho, o público fica de pé, torcendo e gritando. É um grande evento regional. A maioria dos competidores vive ao redor do lago. São pescadores e trabalhadores de barcada. Mulheres também participam da competição.
Este é um dos esportes mais populares, na Índia. O jogo exige aptidão física, força, velocidade, resistência e habilidade. Os jogadores se esquivam, fintam e driblam entre si com velocidade, tornando as partidas muito emocionantes. Cada equipe é constituída por 12 jogadores, mas apenas nove entram em campo para uma competição. O jogo consiste de dois turnos. Oito membros da equipe de perseguição se sentam nos quadrados, na pista central, organizados alternadamente; em direções opostas.
O nono membro é um caçador ativo, que fica em um dos postos, pronto para começar a perseguição. Os jogadores da equipe de perseguição têm que colocar o seu adversário para fora, tocando-os com as palmas das mãos. O Kho-Kho pode ser jogado por homens, mulheres e crianças de todas as idades. O jogo é realizado em campo de terra. Os únicos equipamentos necessários são os dois polos. O tempo de jogo não ultrapassa 37 minutos.
A Índia oferece uma bagagem cultural que, é impossível não despertar curiosidade. Por mais inusitada que seja a sua cultura, tudo tem a mesma essência mística e religiosa, até mesmo o esporte, como foi mostrado.
Esses esportes indianos te surpreenderam? Então aproveite para conferir alguns esportes que você pode praticar nas praias do nordeste!