Feriado é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? São ótimas as oportunidades para sair da rotina, se esquecer um pouco do trabalho e descansar bastante! No entanto, para fazer uma viagem no feriado é preciso planejar, assim o passeio não se transformará em uma dor de cabeça.
Quer saber como fazer este planejamento? Não se preocupe, nós selecionamos os principais cuidados que devem ser tomados para que você faça uma viagem tranquila e sem surpresas. Confira!
Escolher o destino é o primeiro passo para planejar qualquer viagem. Em um feriado é preciso tomar alguns cuidados especiais antes de fazer essa opção. Para isso é preciso considerar o seu orçamento, as condições das estradas, o clima do local e as atrações oferecidas.
O ideal é escolher uma cidade que não seja muito distante e que seja um destino prático, com atrações que te agradem e que dê para descansar bastante. Os feriados são ótimos para quebrar a rotina de trabalho ou estudo e relaxar um pouco, então, não é legal ir para um lugar onde você ficará ainda mais cansado, mesmo se divertindo.
Antes de fechar uma viagem para determinado destino no feriado, é preciso pensar nas condições da estrada, caso o carro seja o meio de transporte escolhido. Veja se a estrada é boa e de fácil circulação, sem buracos e outros problemas. Também é importante verificar existência de pedágios no trecho da sua viagem e se for afirmativa a resposta, é importante ter dinheiro trocado e moedas para pagá-los.
Outro ponto importante é que as estradas geralmente ficam muito cheias durante os feriados. Veja se esse é o caso do trecho que você precisará passar e se vale a pena pegar um longo engarrafamento. Uma boa opção é sair de casa bem cedinho ou até mesmo um dia antes, para evitar o trânsito intenso.
Não é novidade para ninguém que no feriado os lugares mais populares ficam muito mais cheios que o normal. Essa lotação pode não ser muito agradável para algumas pessoas, além de causar alguns transtornos na viagem, como filas, aumento de preços, entre outros. Atente-se se o seu destino costuma ficar muito cheio nos feriados e, caso isso aconteça, lembre-se de já viajar com a hospedagem e outros itens reservados.
Essa é uma das desvantagens de se viajar nos feriados. Assim como em meses de alta temporada, nos feriados os preços das cidades turísticas podem aumentar bastante. As passagens aéreas e a hospedagem são os itens que fazem a maior diferença, mas alimentação e preço das atrações também podem ficar mais caros.
Para tentar evitar prejuízos com a diferença de preços é importante planejar a viagem com antecedência. Como terá muita gente querendo passear no mesmo período, além das passagens e hospedagens se esgotarem mais rapidamente, os preços podem subir na mesma velocidade.
Quanto antes você fizer as reservas necessárias, maiores as chances de economizar, além da possibilidade de escolher entre um maior número de opções. Não há nada pior do que se hospedar em um hotel ruim, porque dentre as opções restantes era a única que cabia no seu orçamento, não é mesmo?
Verificar o clima do local é um dos primeiros passos ao planejar uma viagem. É preciso saber como estará o tempo na cidade para evitar surpresas e decepções. Se você pretende ir à praia, por exemplo, não vale a pena ir para um local que estará frio ou chovendo.
Por isso, confira a previsão do tempo em algumas fontes diferentes. Lembre-se de fazer isso antes de escolher o destino da sua viagem no feriado.
Como os feriados costumam ser curtos, ninguém quer perder tempo no trânsito para chegar aos locais a serem visitados, certo? Por isso, é importante escolher um hotel muito bem localizado, perto das principais atrações da cidade.
Também é importante verificar se há um bom comércio nos arredores, como restaurantes, farmácia, supermercado, entre outros. Se depois de um longo dia de passeio você quiser descansar um pouco no hotel e precisar de algo, é importante encontrar um comércio próximo.
Mesmo se você for curtir o feriado em uma cidade perto de casa, é importante fazer uma pesquisa para conhecer os principais atrativos do local. Como a viagem será curta, você não terá tempo de descobrir os lugares legais enquanto estiver lá, então, o ideal é já chegar ao destino sabendo onde quer passear.
Assim, você evita perder tempo procurando os locais e diminui as chances de deixar de conhecer alguma atração imperdível do seu destino. Além das atrações, pesquise também quais são os melhores restaurantes, os melhores bairros para se hospedar, as melhores lojas, entre outros.
Arrumar as malas é um processo muito importante para uma viagem no feriado. A mala precisa ser prática e ao mesmo tempo completa. Você precisa colocar dentro dela tudo que for necessário durante seus dias fora de casa, mas também é preciso que ela não fique muito pesada e seja fácil de carregar.
O ideal é começar a fazê-las alguns dias antes da viagem, para poder pensar com calma, quais itens são realmente necessários. Assim, você não leva coisas dispensáveis, nem se esquece das mais importantes! Se você for viajar de avião, esteja atento ao peso máximo e às dimensões de mala permitidos pela companhia aérea.
Um planejamento eficiente reduz as chances de problemas durante a viagem. Por isso, é preciso organizar tudo com calma, antecedência, prestando atenção aos detalhes. Não pense que, porque é uma viagem de poucos dias e para um local não muito distante, não é necessário ter um bom plano.
Uma viagem no feriado requer atenção como qualquer outra, principalmente, porque o objetivo é descansar e passar alguns dias sem se preocupar com nada! Quer passar o feriado em um destino diferente? Veja 11 lugares exóticos para conhecer no Brasil!