Viajar é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer em benefício próprio. Conhecer novos lugares, culturas, experimentar sabores que fogem do comum e sentir o ritmo de vida que envolve pessoas do outro lado do mundo não tem preço — e serve de aprendizado para toda a vida.
Se tem um continente que fascina e atrai multidões de diversas partes do mundo o ano inteiro, sem sombras de dúvidas, é a Europa. O velho continente — com suas construções históricas, cenários diversos e ruas milenares — aguça a curiosidade e o interesse de pessoas de todas as idades e nacionalidades.
Roma, Paris, Berlim, Amsterdã, Londres, Dublin, Barcelona, Zurique, Praga e tantas outras grandes cidades figuram entre os roteiros de 9 a cada 10 turistas que procuram a Europa como destino para férias em família, lua de mel ou mochilão entre amigos.
Porém, nem só de grandes capitais e metrópoles populares vive o velho continente. Existem inúmeras cidades que oferecem cenários campestres, praias paradisíacas, castelos medievais, gastronomia de primeira e centros históricos de tirar o fôlego, encher os olhos e fazer suspirar qualquer turista.
Para quem já está programando as próximas férias, mas ainda não sabe ou está em dúvida para onde ir, aqui vai uma lista com 7 cidades da Europa que fogem do lugar comum e que você precisa conhecer!
A terra dos grandes Deuses do Olimpo é um verdadeiro reduto de belas paisagens e cenários de norte a sul. Rodes é um desses paraísos gregos que valem — e muito — a pena conhecer. Localizada na costa grega, a cidade possui várias praias paradisíacas com águas cristalinas ideais para quem deseja curtir dias de sol e colocar o bronzeado em dia — ou praticar esportes aquáticos ao ar livre.
Porém, para quem procura mais que belas praias, Rodes se mostra um verdadeiro oásis arquitetônico, repleto de construções antigas que vão desde castelos no estilo medieval até ruínas da era romana.
Para fechar o pacote, seu centro histórico possui uma infinidade de restaurantes e bares para aqueles que não dispensam a boa gastronomia mediterrânea, com opções para todos os gostos e bolsos.
Cinque Terre significa “cinco terras”, ou “cinco ilhas”, em italiano. Vernazza, Corniglia, Riomaggiore, Monterosso e Manarola formam uma vila colorida e cheia de charme que difere muito das principais e tão conhecidas cidades italianas.
Costas e montanhas formam um cenário bucólico que lembra muito as cidades litorâneas gregas. Como uma boa cidade italiana, Cinque Terre oferece aos turistas as melhores opções de restaurantes com culinária típica do país, além de uma paisagem cheia de contrastes de tirar o fôlego.
Portugal capricha quando o assunto é cidade bonita e hospitalidade. Carvoeiro é uma dessas belezas portuguesas que encanta logo à primeira vista. Com uma arquitetura bem típica das cidades e construções portuguesas, tão familiares a nós brasileiros, Carvoeiro é para quem gosta de sol e calor.
Localizada na região de Algarve, a cidade oferece aos seus turistas um clima bem mediterrâneo: quente e seco, quase durante todo o ano, excelente para quem busca aproveitar suas praias. Tem poucos dias de inverno.
Seu centro histórico oferece uma boa variedade de atrações culturais, gastronomia típica portuguesa e construções históricas que contam um pouco sobre a região.
Se pudéssemos definir em uma palavra Bibury, e toda a região rural de Costwold, seria: magia. Um cenário típico de contos de fadas é o que irá encontrar o turista que se aventura em conhecer essa peculiar cidade inglesa.
A arquitetura das casas é singular e única da região, com formas arredondas e diferente de tudo que você já viu por aí. Além disso, ao caminhar pela região campestre você irá encontrar rebanhos de ovelhas, pastos floridos e a calmaria típica de cidades interioranas.
Para quem busca se desligar dos grandes centros urbanos, sem abrir mão de conforto e de belas paisagens, essa é uma ótima opção.
Localizada ao norte do país, na região conhecida como Flandres, Bruges é uma das cidades mais bonitas e charmosas da Bélgica. Com construções medievais — que envolvem castelos e edifícios centenários —, inúmeros canais que cortam a cidade e pontes charmosas que ligam suas vias, os turistas se sentem como em um cenário de filme de época.
Uma atrações que convidam pessoas de todo o mundo a irem a Bruges são seus roteiros culturais, ricos em programações ligadas a exposições artísticas de todos os tipos. Para quem busca um destino mais tranquilo, recheado de cafés e restaurantes aconchegantes, Bruges pode ser a opção perfeita.
As cidades holandesas estão entre as mais belas da Europa e muitas delas são bem próximas da capital Amsterdã, como é o caso de Alkmaar. Além de contar com construções clássicas no melhor estilo holandês, canais e pontes que dão à cidade um ar bucólico e romântico, Alkmaar é uma ótima opção para quem deseja fazer uma viagem de férias voltada para os prazeres da gastronomia.
Alkmaar é conhecida como a capital do queijo e, por essa razão, é possível degustar e comprar diversos tipos da iguaria em lojas e feiras. É possível, também, degustar de bons vinhos e, claro, dos deliciosos doces e pratos típicos do país.
Uma dica é conhecer a cidade nos meses mais quentes do verão ou primavera, nos quais é possível desfrutar de toda a beleza de parques e praças de Alkmaar em passeios a pé ou de bicicleta.
Tombada como Patrimônio da Humanidade, Cesky Krumlov fica na região Boêmia do Sul da República Tcheca. A cidade é de uma beleza peculiar e transporta os visitantes ao passado com suas ruas estreitas e construções antigas que envolvem arquitetura gótica e medieval.
Com menos de 20 mil habitantes, Cesky Krumlov é ideal para quem gosta de conhecer cidades da Europa com opções culturais que contam e ensinam muito sobre fatos históricos, curiosidades e tradições regionais.
E então? Gostou das nossas dicas? Já sabe qual será o seu próximo destino? Se quiser mais algumas sugestões, confira esses 3 pontos de ecoturismo na Europa!