Você sabe o que é o turismo de aventura? O nome já dá uma boa dica! Esse tipo de turismo é feito por apaixonados pelo esporte, que sabem o quanto é importante praticar um exercício físico – seja sozinho ou em família – para envelhecer com saúde.
Mas é importante saber que não é só entrar de corpo e alma na aventura! Alguns trajetos exigem preparação para quem vai mergulhar neste tipo de passeio. Confira a lista abaixo para não errar na preparação antes da diversão!
Parece uma dica óbvia, mas esta é a pioneira. Sem saber sobre as características do local que você escolheu para realizar o turismo de aventura, a chance de alguma coisa dar errado é grande.
Resolveu fazer uma trilha? Então pesquise o clima do local escolhido e veja se não tem problemas na meteorologia na época em que você for fazer a aventura. Fazer uma trilha debaixo de uma tempestade é inadequado e sua diversão pode ir por água abaixo.
As roupas também devem condizer com o local escolhido. E lembre-se: não é porque você resolveu ir para a praia praticar surf que estará necessariamente calor, hein!
Imagine que você escolheu ir para algum lugar em que será preciso nadar muito. É extremamente importante que você pratique a natação para adequar seu corpo ao esporte e não correr o risco de ficar sem fôlego na hora H.
Não adianta achar que você vai realizar um turismo de aventura se, logo no começo do exercício, seu corpo já der sinal de desgaste e cansaço. Não force a barra! É muito pior persistir e passar mal durante a atividade. Dependendo da atividade escolhida pode até ser fatal.
Não só para aventuras, mas em todos os tipos de viagem, checar os documentos necessários em cima da hora pode trazer uma dor de cabeça desnecessária.
Também é importante verificar se o local de destino precisa de alguma vacina específica e, se possível, contratar um seguro. Essas ações deixam sua viagem mais tranquila.
Comer alimentos pesados e ingerir bebidas alcoólicas antes de embarcar no turismo de aventura é totalmente contraindicado. Prefira saladas ou grelhados e evite massas ou carboidratos. Em relação à ingestão de álcool nem precisa comentar, não é?
Vamos ao exemplo da trilha novamente. Imagine carregar 40 kg na sua mochila, sendo que poderia levar só 20. Seu corpo agradece. Então, veja com calma o que você está levando e pondere: isso é realmente necessário?
Sem dúvida nenhuma, o mundo possui inúmeros trajetos e roteiros fantásticos para realizar o turismo de aventura. Escolha o que mais se encaixa ao seu estilo, reúna a família e os amigos, tome os cuidados citados e siga para a estrada! Uma coisa é certa: você não se arrependerá.
Gostou de saber mais sobre o turismo de aventura e os cuidados necessários para fazer uma viagem sem sustos? Então confira os 5 esportes que você pode praticar nas praias do nordeste!