O Chile é um destino muito procurado pelos brasileiros pela proximidade, preços relativamente baixos para acomodações, rica gastronomia e passeios que literalmente tiram o fôlego. Conhecer todos os pontos turísticos do Chile não é uma tarefa simples, pois o país oferece múltiplas opções de lazer e cultura.
Com seus mais de 4 mil quilômetros de comprimento, o Chile possui roteiros turísticos para todos os estilos de viagem, desde explorações nos desertos, esportes radicais nas estações de esqui, passando por grandes cidades, monumentos históricos e parques naturais.
Para ajudar a planejar sua viagem, selecionamos alguns dos principais pontos turísticos do Chile que são paradas obrigatórias para os viajantes. Escolha seu tipo de viagem, e concentre algumas experiências a mais em algum deles! Veja só.
Além de ser o coração do país, quase todos os voos para o Chile fazem conexão na capital Santiago. Essa já é uma ótima desculpa para ficar na cidade por alguns dias e conhecê-la.
Santiago possui quase 7 milhões de habitantes e é uma das cidades mais desenvolvidas da América latina. A cidade possui vários pontos turísticos, além de oferecer opções de passeios nos seus arredores e uma noite vibrante e cheia de estilo.
Usando Santiago como cidade base, é possível fazer um passeio pelas vinícolas Concha y Toro e Undurraga, ou visitar as cidades Valparaiso e Viña del Mar. É possível também apreciar as Cordilheiras dos Andes em vários pontos da cidade.
Localizado no norte do país no povoado de San Pedro do Atacama, o deserto do Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo. É um destino perfeito para quem gosta de aventuras e paisagens surpreendentes.
Lá, você pode chegar a 4 mil metros acima do mar, além de encontrar vários outros pontos turísticos, como vulcões, lagos, montanhas nevadas, museus e muito mais.
Para quem gosta de natureza exótica e sítios arqueológicos, a Patagônia chilena é um destino imperdível! É o lugar certo para quem gosta de aventura e esportes, como escalada, trekking, cavalgadas e passeios de caiaque.
Mas se você não tiver o estilo aventureiro, pode aproveitar a viagem para conhecer a cidade, visitar alguns museus e curtir a vida noturna do local.
O Parque Nacional Torre del Paine está localizado na Patagônia Chilena e é considerado Reserva da Biosfera pela UNESCO, desde 1978. Possui mais de 200 mil hectares e é um lugar muito comum para acampar.
As principais atrações do parque são as montanhas, geleiras e os lagos. É possível fazer excursões ou caminhadas pelo parque com poucas horas de duração. Para os mais aventureiros uma boa pedida são alguns circuitos ao redor do parque que duram de 4 a 10 dias, caminhando por trilhas e passando pelas montanhas e outras paisagens surpreendentes.
O Valle Nevado é a estação de esqui mais famosa do Chile e fica a apenas 50 km da capital, Santiago. É possível visitar o Valle Nevado em qualquer época do ano, mas, claro, pode-se esquiar apenas no inverno.
Você pode alugar roupas e equipamentos de ski no local, mas o ideal é ir preparado com algumas roupas térmicas para praticar o esporte. Mesmo para quem não gosta de esquiar, é possível visitar o Valle apenas para passar o dia, conhecer o local e admirar as paisagens. Se preferir, você pode se hospedar e passar alguns dias por lá.
O Valle Nevado é um dos pontos turísticos do Chile mais procurados por casais em lua-de-mel e por praticantes de esqui. Possui uma estrutura hoteleira incrível e atendimento espetacular, oferecendo inclusive aulas de esqui para iniciantes.
O resort está a 480 quilômetros ao sul de Santiago. É possível chegar ao local de trem, ônibus ou avião. O Gran Hotel Termas de Chillán tem um prédio principal de 7 andares, com arquitetura deslumbrante. Essa área concentra a maior parte dos apartamentos, serviços e atividades. A hospedagem é dividida em quatro categorias: sétimo andar (estrutura compacta e tarifa menor), bosque/montanha, executivo e luxo.
O conforto e os detalhes são a maior marca do resort. O banheiro com piso aquecido e luz indireta é exemplo disso. E que tal tomar um banho relaxante após os passeios pelas montanhas? O hotel conta com piscina aquecida, que tem uma área coberta e outra ao ar livre. Ela fica disponível até às 23h para os hóspedes.
Os serviços atendem a todos os gostos: spa com velas e luz ambiente, massagens com pedras quentes, academia, sessões de meditação e ioga, aulas de dança ou capoeira e até torneios de ping-pong. As atividades do dia seguinte são informadas pelo grupo de animadores.
A gastronomia é mais um ponto positivo. O hotel trabalha com pensão completa, meia pensão e tarifa só com o café da manhã. O restaurante principal, Shangri-la, funciona em sistema de buffet e tem cardápio variado. Os destaques são as saladas e os frutos do mar. Para o dia, servem churrasco e à noite são servidos fondues e massas. Os vinhos chilenos são ótimos acompanhamentos para as refeições.
Visitar um país e conhecer a sua cultura torna a experiência muito mais rica. Por isso, inclua o Valle do Colchagua no seu roteiro. Essa é uma das zonas agrícolas mais promissoras do país, com videiras centenárias e fazendas aconchegantes. O Tren del Vino é o responsável por levar os turistas até às vinícolas. A paisagem é belíssima, mas o paladar impressiona mais ainda!
A alta estação acontece no verão, quando as vinícolas estão mais verdes. Se for nesse período, reserve a visita com antecedência. Outra dica importante é o uso do repelente. Os locais oferecem guias que falam espanhol ou inglês. Para fazer o tour com calma, é recomendado que você hospede-se na cidade de Santa Cruz. Além de conhecer o lugar, você pode degustar o vinho e até fazer refeições nos restaurantes das vinícolas. As mais procuradas são:
Com tanto lugar interessante, já dá vontade de fazer as malas, não é mesmo? Curtir a neve, praticar esqui, conhecer os pontos turísticos do Chile, apreciar a arquitetura local e vivenciar a cultura e a gastronomia chilena farão a sua viagem inesquecível!
Então, não perca tempo e comece a planejar a sua trip para o Chile. Confira também o texto que preparamos com tudo o que você precisa saber para esquiar em Santiago!