O “Jet Lag” pode causar muito desconforto aos viajantes quando há troca de fuso horário. Confira dicas para evitar os efeitos deste problema:
Viajar para outro país ou até mesmo a troca de fuso horário pode causar certa indisposição no nosso corpo. Esse efeito é conhecido como “Jet Lag”, expressão em inglês que se refere a dissincronose, descontrole dos ritmos circadianos que programam as ações do nosso sistema ao longo do dia. Quando viajamos longas distâncias e em alta velocidade, este desajuste provoca diferentes sintomas no nosso corpo, como enjoo, irritação, fadiga e insônia. Confira algumas dicas para minimizar este problema e aproveitar ao máximo a sua viagem para qualquer lugar do mundo:
Alguns dias antes do embarque, procure fazer mudanças gradativas no seu horário de dormir e acordar, para que seu corpo comece a se acostumar com a alteração. Para que viaja para o leste, sentido da Europa e Ásia, a dica é acordar e dormir mais cedo que o usual, para adiantar o seu relógio interno.
Tenha uma boa noite de sono antes da viagem. Deixe tudo organizado com pelo menos dois dias de antecedência, para estar tranquilo e descansado no dia do embarque. Além disso, tente se programar para chegar ao destino durante o dia, pois a exposição à luz solar é o principal elemento de regulação horária do nosso corpo.
Evite ingerir bebida alcoólica e alimentos pesados durante o trajeto, pois aumenta o cansaço e pode ainda causar desidratação. O mesmo vale para cafeína e energéticos, que alteram os padrões de sono. A dica é recorrer apenas à água. Os famosos remédios para dormir também são vilões neste caso, porque podem acentuar os efeitos do “Jet Lag”.
Assim que entrar no avião, ajuste todos os seus relógios ao horário de destino e lembre-se de se exercitar durante o voo, para manter a boa circulação sanguínea. Por isso, levante, caminhe e estique suas pernas com frequência.
Alimente-se de acordo com o horário local, mesmo que não consiga consumir de primeira os mesmos alimentos que os nativos. Respeite os horários de sono e corrija o cansaço com sonecas durante o dia, se for necessário. Procure também se exercitar com frequência, mesmo que sejam apenas caminhadas, para ajudar a regular o relógio interno.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos.