Em um país com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, o que não faltam são lugares exóticos para visitar, ainda mais se a intenção é, justamente, sair dos roteiros badalados propostos pelas companhias de viagem.
O território brasileiro, o quinto maior do mundo, oferece muita diversão e aventura, além de proporcionar passeios em lugares paradisíacos — verdadeiros oásis ao nosso alcance! — e a prática de esportes, como o mergulho e o surf.
Quem viaja buscando conhecer novas culturas, também se encontrará nas terras brasileiras, seja indo a uma aldeia hippie ou mesmo conhecendo uma aldeia de pescadores. O fato é que, conhecendo os roteiros listados, você perceberá que há muito mais para se ver por aqui do que imaginava.
Se você pretende viajar com a família ou com os amigos pelo Brasil, mas ainda não escolheu o roteiro apropriado, precisa conhecer os 11 lugares exóticos que estão esperando pela sua visita.
Localizado a 60 km de Belo Horizonte, em Brumadinho, Inhotim é para os amantes de arte contemporânea e da natureza. Propriedade de Bernardo Paz, o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim contém o maior acervo de arte a céu aberto da América Latina, além da coleção botânica que reúne espécies raras do mundo todo. As atividades disponibilizadas em Inhotim colaboram com o desenvolvimento educativo e social de seus visitantes e são uma excelente opção para viagens com a família.
Há 300 km da capital Fortaleza, Jericoacoara é um daqueles paraísos que costumava ser pouco frequentado. Com o tempo, os ventos do Nordeste começaram a atrair turistas interessados em praticar esportes como surf e windsurf, mas também para recarregar as energias nas belíssimas águas azuis e se encantar com o pôr do sol por detrás das dunas.
Nem só de axé vive a Bahia e Arembepe é um bom exemplo disso. Trata-se de uma aldeia hippie repleta de cabanas feitas de pedras e taipas que, além de praias conta com piscinas naturais e lagos.Artistas famosos no cenário da música, como Mick Jagger, Novos Baianos e Janis Joplin, já estiveram por lá.
Entre os roteiros exóticos brasileiros, podemos dizer que a Chapada Diamantina é um dos mais conhecidos. O que mais chama a atenção dos turistas na região é a cadeia de serras que possibilitam uma vista inesquecível. A visita à Cachoeira da Fumaça e às grutas que compõem o ecossistema da região também é recomendada.
Uma beleza sem igual formada por águas escuras que deságuam em uma praia deserta. A Praia do Riacho Doce fica na divisa entre a Bahia e o Espírito Santo e é ideal para os amantes do mergulho, já que as águas são mornas e a região é repleta de corais. Um paraíso que, inclusive, já foi retratado pela nossa literatura no livro Riacho Grande, escrito pelo autor José Lins do Rego.
A Serra da Capivara abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade. O parque se localiza no Piauí, entre os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Sua criação foi motivada pela necessidade de preservar o sítio arqueológico natural que contém, de fato, um patrimônio cultural pré-histórico.
O Monte Roraima fica na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. O turista brasileiro precisa ir até a Venezuela para chegar até ele. Mas todo o esforço vale a pena. Além dos rios e cachoeiras, as formações rochosas impressionam pela beleza natural, já que foram esculpidas pela ação do vento. Há, também, esculturas de cristal, compondo a paisagem, e 400 espécies diferentes de bromélias.
Fernando de Noronha, arquipélago que é Patrimônio Natural e Histórico do Brasil, é um excelente exemplo de turismo sustentável, já que as políticas implantadas na região, além do compromisso dos moradores, promovem a proteção de suas reservas naturais. De acordo com muitos mergulhadores, é um dos melhores lugares para se mergulhar do mundo, pois a temperatura média da água gira em torno de 26 ºC e há grande diversidade de vida marinha.
O Vale da Lua está localizado na Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso, Goiás) e tem esse nome porque suas formações rochosas se assemelham muito a superfície da lua. Além da paisagem belíssima, também há piscinas naturais, quedas d’água e grutas.
Localizada no litoral norte de Alagoas, a Praia do Carro Quebrado é uma região bastante simples, repleta de pescadores e com pouca infraestrutura. Por ser uma região deserta, é recomendado realizar passeios com o auxílio de um guia. A beleza da região é espetacular e vale a pena conferir, principalmente, devido à combinação de águas cristalinas com a presença de recifes e corais e areias finas. Além disso, as paredes de argila com formações centenárias ficam coloridas pelo contato com a água.
O Jalapão se localiza no Tocantins, entre a Bahia, o Maranhão e o Piauí, ou seja, combina o cerrado e a caatinga. Considerado o deserto brasileiro, o Jalapão é destino ideal para quem busca turismo de aventura e ecoturismo. A vegetação da região é muito semelhante à das savanas e o cenário é um dos que mais caracterizam o sertão brasileiro. Além das dunas, os turistas também encontram formações rochosas de diferentes cores e formas, cachoeiras e rios com águas cristalinas e chapadas.
Viu só, não é preciso viajar para o exterior, quando o que você busca é uma experiência enriquecedora para a sua família. Ficou curioso para conhecer esses 11 lugares exóticos do Brasil? Convide seus amigos e familiares para estarem com você em sua próxima viagem. Que tal compartilhar esse post em suas redes sociais?