O Brasil é mundialmente conhecido por suas praias e altas temperaturas no verão, mas nem só de sol e calor vive o turismo brasileiro. Alguns destinos de inverno no Brasil são ótimas opções para quem quer escapar das grandes cidades durante o período mais frio do ano. Minas Gerais é um desses locais. De norte a sul do estado, roteiros cheios de natureza, história e cultura atraem famílias, casais apaixonados e viajantes solitários. Isso sem falar no simpático povo mineiro e na estupenda culinária local. Gostou da ideia? Confira, então, 3 destinos em Minas Gerais para visitar no inverno e prepare-se para curtir o frio em grande estilo!
Localizada do norte de Minas, Diamantina integra a Estrada Real e tem seu passado ligado à extração de pedras preciosas. No Centro Histórico, está concentrada a maior parte das construções de estilo colonial, com destaque para o Mercado Velho e o formoso prédio do Fórum da cidade.
Outra atração é o Festival de Inverno de Diamantina, que conta com apresentações artísticas e culturais da localidade e de outras regiões do Brasil, além de oficinas de artes e gastronomia.
A 52 quilômetros de Diamantina, fica a cidade de Milho Verde, destino ideal para quem busca natureza e tranquilidade. Cercada pelas montanhas da Serra do Espinhaço, suas paisagens, formatadas por vales e serras exuberantes, fazem da localidade um dos mais belos cartões postais de Minas Gerais.
Aproveite os cenários encantadores e tire muitas fotos para aprimorar suas habilidades em fotografia!
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Ouro Preto abriga, em suas famosas ladeiras, grandes tesouros arquitetônicos. As igrejas de São Francisco de Assis e São Francisco de Paula são paradas obrigatórias, assim como o Teatro Municipal e o Museu Casa dos Contos.
Distante 13 quilômetros de Ouro Preto, em um trajeto que pode ser feito na histórica Maria Fumaça, Mariana conta também com museus e igrejas encantadores. A dica, na cidade, é visitar a Mina da Passagem e conhecer um pouco mais sobre o ciclo do ouro no estado mineiro.
Quem decidir passar pelas duas cidades da região central de Minas Gerais no inverno pode conferir também o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Com 50 anos de história, o evento valoriza produções e manifestações culturais, promovendo o contato da sociedade com a arte e os espaços públicos.
Aproveite a oportunidade e conheça também Lavras Novas. As casas coloridas, os esportes radicais, os mirantes com vistas inesquecíveis e o Festival de Gastronomia são apenas algumas das várias razões para visitar o charmoso distrito, situado a cerca de 25 quilômetros de Ouro Preto.
Um roteiro completo, não é mesmo? Faça sua malas e tenha um inverno inesquecível!
Visitar Tiradentes é como voltar ao passado. Suas ruas formam um museu a céu aberto, repleto de história. Conheça os restaurantes do centro e o Chafariz São José e percorra a Rota das Igrejas, que termina com uma visita ao Santuário da Santíssima Trindade.
Saindo de Tiradentes, uma agradável viagem de trem, por 20 quilômetros, levará você a São João del-Rei. A Igreja de São Francisco de Assis, a Rua das Casas Tortas e a Serra do Lenheiro são atrações indispensáveis. Explore sabores e confira o rico artesanato da região no Mercado Municipal.
As duas cidades apresentam, ainda, extensa programação de festivais de música, cinema, literatura, fotografia e, como não poderia deixar de ser, gastronomia.
A apenas uma hora de Tiradentes e São João del-Rei, também no sul de Minas, está a cidade de Carrancas, um paraíso para os amantes do ecoturismo, com suas trilhas, grutas, serras e nascentes. Não deixe de conhecer!
Viajar por Minas Gerais é experimentar sensações variadas. As cidades históricas, a cultura riquíssima e a natureza exuberante fazem do estado um dos excelentes destinos de inverno no Brasil. Viajantes de todos os perfis encontram, na Terra das Alterosas, o ambiente perfeito para recarregar as energias e voltar com tudo para as atividades do dia a dia.
Ficou interessado? Agora é só planejar a viagem e cair na estrada!
O que achou das nossas dicas? Conhece algum desses lugares? Deixe seu comentário e contribua com a nossa comunidade de viajantes!