Que o Brasil tem uma cultura popular riquíssima todos já sabemos, mas você conhece de perto as tradições de cada região? No mês de junho, cidades de norte a sul do país alegram-se com as tradicionais Festas Juninas. Separamos algumas Festas Juninas no Brasil para você curtir e ainda aproveitar o que cada região oferece de melhor em turismo ecológico e cultural.
Considerada a “Maior festa de São João do Mundo”, a festa de São João de Campina Grande é palco para competições de quadrilha do agreste paraibano e da cidade de Campina Grande. Além disso, a festa inclui também um casamento coletivo, já tradicional, do qual 100 casais podem participar e atrações musicais famosas em todo o Brasil.
Na terra da carne de sol, você encontrará vários museus que contam a história da região. A região do Açude Velho é ideal para a prática de atividades como corrida e caminhada e conta ainda com uma belíssima vista da cidade.
O Sítio Arqueológico do Ingá fica a 38 km de Campina Grande e consiste em formações rochosas com inscrições representando animais,frutas e constelações, com significados e origem ainda desconhecidos. No local há também um Museu de História Natural e estrutura turística. Campina Grande está também a cerca de 160 km do Parque Ecológico da Borborema, que dispõe de tirolesa, arvorismo, camping e trilhas, sendo ideal para o ecoturismo.
Campina Grande fica a 134 km de João Pessoa, onde está o aeroporto mais próximo.
Uma das maiores Festas Juninas do país, o arraia de Mossoró atrai milhares de pessoas anualmente. A Mossoró Cidade Junina conta com bandas regionais e também artistas conhecidos em todo o Brasil. Além disso, o concurso de quadrilhas e a Corrida dos Namorados movimentam a cidade.
A cerca de 80 km de Mossoró está o Lajedo da Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. No local foram encontrados fósseis de animais pré-históricos, como tatus gigantes e tigres-dente-de-sabre e pinturas rupestres. A região é considerada uma fonte interminável de conhecimento científico e já foi tema de um documentário da BBC (rede inglesa de televisão).
Mossoró fica a 281 km de Natal, capital do estado. O aeroporto mais próximo é o de Fortaleza, a 240 km. Em 2017, a festa junina de Mossoró será entre os dias 2 de junho e 2 de julho.
O Festival de Parintins é a maior festa popular da região norte. Trata-se de uma manifestação cultural riquíssima, que teve sua primeira edição em 1965. As ruas da cidade são decoradas nas cores dos bois Caprichoso e Garantido, personagens folclóricos que se enfrentam na arena Bumbódromo acompanhados por um espetáculo de lendas populares, rituais indígenas, alegorias e música típica.
A 15 minutos de barco de Parintins, está a Serra da Valéria, que marca a divisa com o estado do Pará. Com 152 metros de altitude, é cercada pela vegetação amazônica e oferece uma vista panorâmica da região. O lago da Valéria, localizado na Serra de mesmo nome, é fonte de lendas da região, que afirmam ser habitado por criaturas míticas. A gastronomia da região também é um atrativo turístico, com muitos doces de frutas típicas e pratos feitos com peixes que só são encontrados na região amazônica.
Parintins está a 327 km de Manaus, capital do Amazonas. A cidade tem aeroporto próprio, mas não costuma estar na rota das companhias aéreas comerciais.Os aeroportos mais próximos são o de Manaus e o de Santarém, no Pará.
A cidade de São João de Itaperiú tem apenas cerca de 3500 habitantes, mas para sua festa junina recebe milhares de turistas. A principal atração é uma fogueira de 30 metros de altura, além das atrações pirotécnicas, shows, barraquinhas de comidas típicas e uma feira agrícola. O dia 24 é o dia do padroeiro do município, São João Batista.
A cidade faz parte do Caminho dos Príncipes, rota turística do estado. Na maior parte das cidades da região predomina a colonização alemã, que em Itaperiú foi combinada com a de portugueses de Açores e de italianos.Visitar o município é uma oportunidade de entrar em contato com essas culturas, especialmente nas comunidades rurais onde muitos costumes foram preservados. A gastronomia da região é conta com muitos produtos artesanais comprados direto dos fabricantes.
São João de Itaperiú esta a 140 km de Florianópolis e o aeroporto mais próximo é o de Navegantes, a 40 km.
Já no interior de São Paulo, uma das tradições mais fortes é a das quermesses. No município de Queluz, a festa de São João é a mais tradicional entre as cidades do Vale do Paraíba. Com atrações musicais e a maior queima de fogos da região, a Festa Junina atrai turistas de todo o país. A cidade tem o charme peculiar da Estrada Real, com construções do século XIX e muita paz e tranquilidade.
Para os praticantes de trekking, é possível subir a Pedra da Mina, montanha que abriga a nascente do Rio Claro a 2500 metros de altitude. A trilha é de alta dificuldade e é necessário pedir autorização aos donos da fazenda onde ela esta localizada. Outra opção na região é a CachoeiraMarambaia, que tem águas cristalinas e geladas.
Queluz fica a 197 km de distancia da cidade de Rio de Janeiro e a 221 km da cidade de São Paulo. O aeroporto mais próximo é o do Galeão (RJ).
Na capital mineira, o Arraiá de Santa Teresa é uma das festas juninas mais esperadas. Realizada em um bairro boêmio, a festa conta com quadrilhas, comida típica e apresentações musicais.
Em Brumadinho, a 60 km, de Belo Horizonte está o Inhotim, maior centro de arte ao livre da América Latina. Trata-se de um enorme parque com intervenções artísticas ao ar livre e dentro de pavilhões, a maioria pode ser tocada e muitas pedem a interação do público. Também na região, há a Serra do Cipó, com diversas cachoeiras, um cânion, mirantes e pousadas perfeitas para relaxar.
Interessou-se por conhecer mais festas populares brasileiras? Valorize nossa cultura, ela é repleta de manifestações artísticas únicas, festas incríveis e gastronomia incomparável.