Mais que uma forma de transporte, viajar de trem é uma forma de conhecer a cultura de um local, as pessoas que moram ali e as paisagens daquela terra. Nos trajetos mais longos, o trem é meio de transporte com mais vantagens, pois ele é mais confortável, permitindo que você se levante para caminhar, tenha mais espaço para alongar o corpo e ainda têm restaurantes ou lanchonetes. Além disso, em alguns trajetos, você pode sair para conhecer a cidade e depois retornar e continuar sua viagem de trem. Selecionamos algumas viagens de trem que valerão cada segundo que você passará olhando pela janela, confira:
Inaugurado em 1949, o California Zephyr percorre 11 estados norte-americanos ao longo de 3924 km. Saindo de Chicago, no estado de Illinois, o trem demora 53 horas para chegar ao destino final em Emeryville, na Califórnia. São quase três dias de viagem, passando pelas Montanhas Rochosas, pelos canyons do Rio Colorado e por paisagens que parecem ter saído de um filme de faroeste. É uma forma de conhecer boa parte dos Estados Unidos com conforto e sem gastar muito com deslocamento. Dependendo da época do ano, você pode conhecer desertos arenosos e montanhas nevadas na mesma viagem! A companhia responsável pela viagem é a Amtrak, no site da empresa você pode comprar passagens para cada trecho ou passes que permitem entrar e sair do trem diversas vezes.
Entre os passeios de trem mais tradicionais do Brasil, temos o percurso entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais. O passeio de Maria Fumaça dura uma hora e, além de oferecer uma visão privilegiada das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, também passa por belas paisagens naturais e uma cachoeira. A proposta é fazer uma viagem no tempo, com a locomotiva fabricada em 1949 e vagões com o mesmo design dos trens utilizados antigamente na região, com interior de madeira. Os vagões panorâmicos são os melhores, uma vez que permitem uma visão mais ampla da paisagem. Há também os chamados “vagões museográficos”, pequenos museus que podem ser visitados durante a viagem. No site da Vale você encontra informações sobre preços e horários e pode comprar as passagens online.
Para quem não tem medo de se arriscar e quer viver uma aventura, a Transiberiana é uma ótima alternativa às rotas tradicionais de turismo. São mais de 9000 km de extensão, atravessando todo o território russo, além de trechos na China e na Mongólia. Entre as várias as rotas possíveis, a mais conhecida é a clássica, que começa em Moscou e termina em Vladivostok, no extremo oriente russo e na beira do Oceano Pacífico. A Transiberiana conta com belas paisagens e várias curiosidades históricas da Rússia, mas não é uma viagem de “cartão postal” e sim uma oportunidade de conhecer a verdadeira Rússia. A viagem completa na rota clássica dura uma semana, desde que você não saia do trem nenhuma vez após o embarque em Moscou (de avião, a viagem direta entre Moscou e Vladivostok dura quase 9 horas). Entretanto, o ideal é sair do trem pelo menos 5 vezes, para descansar, explorar o interior da Rússia, conhecer a cultura do país e as atrações mais legais do percurso, como o incrível lago Baikal, por exemplo É uma viagem de trem que demanda muito planejamento e disposição, mas promete experiências inesquecíveis!
Percorrendo a ferrovia considerada a mais bela do Brasil, o trajeto de Curitiba até Morretes, no Paraná, dura cerca de 3 horas. São 150 km em meio a Mata Atlântica, tornando o passeio uma aventura de ecoturismo. A belíssima paisagem da Serra do Mar é complementada pelos guias, que contam um pouco da história da ferrovia, inaugurada no ano de 1885. O trem conta com três categorias diferentes de vagões e saídas diárias de Curitiba pela manhã e retorno no turno da tarde. O mais comum é que
os turistas aproveitem para conhecer um pouco da cidade histórica de Morretes durante a tarde e retornem a Curitiba no mesmo dia. No site da Serra Verde Express você encontra todas as informações sobre valores e horários.
O trem pode ser um ótimo local para fazer amigos, compartilhar experiências e conhecer novas culturas! Algumas vezes, o destino final é apenas um detalhe, a viagem em si é a atração principal. Gostou das nossas sugestões de viagens? Compartilhe esse post com seus amigos!