Viajar é sempre uma ótima experiência! No entanto, não podemos falar o mesmo dos voos, principalmente quando o trajeto é longo e dura muitas horas. Pode perguntar para qualquer viajante, que com certeza ele terá uma história desagradável para contar sobre um de seus passeios. Afinal, sempre tem aquele passageiro de comportamento duvidoso que acaba desrespeitando o resto da tripulação e torna a viagem ainda mais desconfortável.
Infelizmente, quando estamos dentro do avião, não há para onde correr. Estamos isolados com outras pessoas e devemos nos esforçar para lidar com possíveis desavenças e procurar não incomodar ou invadir o espaço do outro. No post de hoje separamos algumas dicas para te ajudar a evitar comportamentos evasivos e saber lidar com problemas causados por outros passageiros. Confira:
Por regra, a aeronave deve esperar até o último minuto pelo passageiro que fez o check-in, mas ainda não se apresentou no portão. No entanto, a falta de pontualidade no embarque atrasa os procedimentos necessários para a decolagem, além de deixar o resto da tripulação esperando.
Estacionar no meio do corredor para acomodar seus pertences atrasa a entrada de outros passageiros. Por isso, evite ao máximo embarcar com bagagens muito pesadas ou em grande quantidade. Se não for possível, deixe suas malas na poltrona e acomode-se, para liberar o corredor. Após o restante dos passageiros se acomodarem, solicite a ajuda de um comissário.
Se você estiver sentado no corredor ou na janela, não ocupe os dois apoios de braço, pois o passageiro que estiver na poltrona central ficará muito desconfortável. Para evitar aquela briga pelo espaço, o ideal é que o passageiro do corredor utilize apenas o apoio do lado do corredor e o passageiro da janela, apenas o da janela. Dessa forma, quem está no meio terá ao menos dois apoios.
Você está preso, com mais dezenas de pessoas, a 11 mil metros do chão. Então, evitar desentendimentos é uma ótima opção, mesmo que seja com aquele vizinho tagarela, a pessoa que ronca ou a criança que não para de chorar. Para lidar com essas situações, tente manter a calma e peça, com educação, para respeitarem o seu espaço. Caso não queira conversar, mas o passageiro do lado insista, coloque o fone de ouvido ou diga que precisa descansar. Se o ronco de alguém ou o choro de uma criança está te incomodando, apele novamente para o fone de ouvido ou tampão. Se não for suficiente, solicite a ajuda do comissário de bordo ou peça para mudar de assento.
A porta do avião não vai abrir mais rápido para o desembarque porque a tripulação está de pé. Por isso, procure manter a calma e permaneça sentado até que a aeronave a saída seja liberada. Aguarde os passageiros da frente retirarem seus pertences do bagageiro, pegue sua bagagem e libere a passagem do corredor.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com os amigos! Se você se lembra de mais algum comportamento indevido de outros passageiros, deixe seu comentário e ajude a tornar as viagens de avião mais agradáveis para todos. Não deixe de conferir também nossa lista com três livros que vão te dar vontade de fazer as malas.