O ecoturismo vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo e também no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas em todo o planeta buscam o turismo ecológico, sendo que a taxa de crescimento anual chega até 25%, bastante superior ao do turismo convencional, que é de apenas 7,5%. No post de hoje reunimos cinco destinos sul-americanos incríveis para aqueles que viajam em busca de contato com a natureza. Confira:
Esta acolhedora cidade chilena fica na região da Araucanía, a 780km da capital do país, Santiago. Cercada pelo lago e vulcão Villarrica, ela oferece diversas atrações para os praticantes de ecoturismo e atividade outdoor.
Junto à encosta do vulcão, por exemplo, tem um centro de esqui com infraestrutura completa, que opera entre os meses de julho e setembro, onde também é possível praticar snowboard. Outras opções são trilhas, alpinismo, esqui aquático e rafting.
Mais de 12 mil hectares de vegetação intocada, paisagens deslumbrantes, cadeias montanhosas, praias paradisíacas e fauna exótica. Este é o Parque Nacional Natural Tayrona, localizado a 34 km de Santa Marta, na Colômbia.
A reserva natural, que abriga até hoje povos indígenas da região, possui diversas opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade que podem ser realizadas a pé ou a cavalo. Outra atração são as praias belíssimas de águas azuis como Cabo de San Juan e La Piscina.
Um dos destinos mais incríveis no Equador para quem busca contato com a natureza e aventura é a pequena cidade de Baños. Cercada por três vulcões, ela fica na província de Tungurahua, parte central do país, e é conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar às margens do rio Pastaza na bacia do rio Amazonas.
Famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral, a cidade também é um centro de peregrinação religiosa. Um registro de aparição da imagem da Virgem Maria próximo a uma cachoeira da região leva católicos à catedral local, onde está a Virgen de Agua Santa. Outra atração é a “La Casa del Arbol”, a casa na árvore ode fica o famoso “balanço do fim do mundo”. É possível chegar até lá de ônibus, táxi ou a pé, através de trilhas.
Reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1994, o Parque Nacional Canaima é o sexto maior do mundo e fica localizado no estado de Bolívar, na Venezuela. Com mais de 30 mil km², ele possui um meio ambiente único, formado por mesetas de rocha conhecidas como tepuis.
Além das paisagens espetaculares, o parque oferece aos visitantes trilhas de diversos níveis de dificuldade que passam por montanhas escarpadas e quedas d’água de tirar o fôlego, incluindo a cachoeira mais alta do mundo, a Salto Ángel.
Localizada na Região de Aysén, a Carretera Austral é uma rodovia chilena, considerada uma das travessias da Patagônia do Norte. Entre suas atrações estão bosques, glaciais e canais patagônicos.
A clássica estrada de vias rústicas possui 1.240 km de extensão e é uma ótimo opção para ciclistas e motociclistas. Ela liga a Região dos Lagos ao extremo sul do Chile, dando acesso a atrações como o Parque Nacional Queulat, o glacial San Rafael, as espetaculares Catedrais de Mármore do Lago General Carrera, o maior do território chileno.
Gostou das nossas indicações de destino? Então compartilhe o post com os seus amigos e confira também 9 lugares ideais para o ecoturismo no Brasil (https://blog.solo.ind.br/2017/viagem/9-lugares-ideais-para-o-ecoturismo-no-brasil/)