Confira os Esportes de Aventura Que Você Pode Praticar Com a Família

Quem disse que esporte de aventura é apenas para o público adulto? Pelo contrário: desde que você selecione bem o destino, toda a família pode aproveitar — e muito — o passeio, sem abrir mão das fortes emoções.

Para deixar as sensações à flor da pele e viver cada dia como se fosse único, apresentamos algumas opções de atividades que podem ser realizadas em conjunto, além de mostrar alguns locais ideias para praticar esportes em família.

Aqui a adrenalina, com certeza, falará mais alto. Confira as dicas abaixo e garanta, assim, uma aventura inesquecível para todos os integrantes.

Rafting: experimente a adrenalina das correntezas


O rafting consiste em descer corredeiras em botes infláveis. O esporte, que geralmente é realizado em grupo, conta normalmente com as instruções de um condutor, que repassa cada detalhe para que o exercício seja feito com total segurança.

São itens obrigatórios para realizar o rafting: remos, roupas adequadas, capacete, além — é claro — do bote e de um rio que tenha correnteza.

Como se pode imaginar, o grau de dificuldade do esporte está correlacionado à agitação da água. Entretanto, como o momento é destinado a toda família, o melhor, nesse caso, é optar por uma correnteza mais leve e calma, concorda?

O rio Jacaré-Pepira, em Brotas, São Paulo, é ideal para esse contexto, pois tem corredeiras contínuas, que facilitam a prática desse esporte sensacional.

Balonismo: curta a vista nas alturas


Que tal chamar a família para apreciar um passeio em balão? Afinal, deslumbrar-se com as maravilhas do local por meio de uma visão privilegiada é uma ideia que agrada todo o grupo — desde os pequenos até os mais velhos.

Considerado um dos mais antigos esportes de aventura, o balonismo permite ao público a sensação especial de estar pertinho do céu, o que, por si só, já é motivo de sobra para dar uma chance a essa atividade.

E o melhor: não é preciso ir para longe para andar de balão. No Brasil mesmo existem vários lugares que oferecem o passeio. Em São Paulo, por exemplo, o ponto de partida é a cidade de Piracicaba.

Já em Minas, o balonismo está incluso no roteiro turístico da encantadora cidade de São Lourenço, local que é palco da tradicional Copa de Balonismo.

As opções não param por aí. No Rio de Janeiro, você pode encontrar o passeio em vários bairros, como Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Mergulho: aprecie as belezas do fundo do mar


Mergulhar nas profundezas dos mares e ter um contato íntimo com os animais subaquáticos é uma experiência que todos devem ter, pelo menos, uma vez na vida, concorda? A aventura é ainda mais especial quando se está com as pessoas amadas, que vão se deslumbrar com as belezas do universo marinho.

Então, não perca mais tempo e comece o seu planejamento de viagem incluindo locais recomendados para realizar o mergulho. Vale destacar, nesse contexto, a importância de estar com todos os equipamentos necessários para garantir a segurança da atividade.

Se preferir, você ainda pode optar pelo snorkeling, que nada mais é que um mergulho na superfície, no qual o indivíduo precisa apenas de uma máscara, nadadeiras e um tubo usado para respirar sob a água, chamado de snorkel.

Como nosso país é conhecido pelas suas exuberantes praias, o que não falta é lugar para praticar tanto o mergulho quanto o snorkeling. Entre as opções estão o arquipélago de Fernando de Noronha, que possui mais de 20 ilhas para serem exploradas, e os rios de águas transparentes de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Slackline: aproveite as áreas verdes da cidade


Atividade que oferece adrenalina, sobretudo para aqueles que gostam de praticá-lo em locais mais altos, o slackline é um forte aliado para o entretenimento e melhoria do estilo de vida de toda a família.

Para tornar o exercício ainda mais prazeroso, opte pelas áreas verdes de sua cidade, como os parques públicos. A partir disso, basta adquirir os acessórios necessários, como a fita — que varia de acordo com o seu objetivo — e os equipamentos para prendê-la.

Aí sim é hora de colocar a mão na massa (ou melhor, os pés na fita) e aproveitar os benefícios desse esporte de aventura. Aliás, você sabia que o slackline ajuda a desenvolver mais equilíbrio, concentração e força? Portanto, além de divertido, o esporte é totalmente saudável.

Para fechar o dia com chave de ouro, você ainda pode reunir toda a família para realizar um piquenique. Essa é uma programação e tanto, não é mesmo?

Escalada: chegue a lugares inimagináveis


Podendo ser realizada em conjunto ou individualmente, sem sombra de dúvidas a escalada está presente na vida dos amantes dos esportes de aventura. E acredite: essa pode ser uma atividade também para os mais jovens.

Escalar lugares exóticos e ter acesso a belas vistas. O esporte consiste em praticamente atingir o cume de uma superfície, seja uma rocha ou um bloco. Mas enganam-se aqueles que pensam que a escalada não é tão atrativo quanto os demais, pois somente quem pratica o exercício sabe o quão emocionante e gratificante é chegar ao topo depois de várias horas de esforço.

É importante ressaltar que existe também a alternativa desse esporte indoor — as academias, por exemplo, montam uma estrutura artificial com obstáculos. Essa opção pode funcionar como uma espécie de treinamento para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de escalar.

Após conhecer a modalidade indoor, nada melhor que colocar o treinamento em prática na própria natureza. Chame a família toda e então vá para a Serra do Cipó e Lapinha, em Minas Gerais, ou ainda para a Chapada Diamantina, na Bahia. Lá vocês vão vivenciar experiências de tirar o fôlego.

Fato é que o Brasil apresenta destinos deslumbrantes, que atendem todos os gostos e estilos, desde aqueles que preferem a calmaria de uma praia paradisíaca até aqueles que não recusam a emoção proporcionada pelo esporte de aventura. Gostou do conteúdo e acha que ele pode ser útil para outros amigos? Então compartilhe o post nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *