10 Curiosidades Sobre os Jogos Paralímpicos e as Olimpíadas do Rio 2016

As Olimpíadas do Rio 2016 terão início no dia 5 de agosto e prometem movimentar o país com diversos jogos, atrações e fluxo de turistas. Logo em seguida, os Jogos Paralímpicos começam e a cidade do Rio de Janeiro continuará tendo os olhos do mundo voltados para ela. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e confira a seguir algumas curiosidades sobre o principal evento esportivo do mundo!

Informações gerais

ParalímpicoComo falamos, as Olimpíadas do Rio 2016 começam no dia 5 de agosto e terminam no dia 21 do mesmo mês. Durante esse período de 17 dias, mais de 10.000 atletas de 205 países se apresentarão em solo brasileiro e 306 medalhas serão distribuídas entre as 42 modalidades.

Já no caso dos Jogos Paralímpicos, o evento acontecerá entre os dias 7 e 18 de setembro e contará com a presença de mais de 4.000 atletas de 176 países distribuídos entre 23 modalidades.

Contextualização histórica

Os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia, em uma cidade nomeada Olímpia, na data de 776 a.C. Depois dessa primeira edição, a segunda só aconteceu já na Modernidade, na cidade de Atenas, também na Grécia, em 1896. Até o hoje, tivemos 27 edições dos Jogos.

Outro ponto interessante está relacionado aos aros coloridos, que são o símbolo do evento e representam a união dos 5 continentes.

A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu oficialmente em 1960, mas as competições para atletas com algum tipo de deficiência já aconteciam informalmente. Até hoje, aconteceram 15 edições dos Jogos Paralímpicos.

Locais

LocaisEngana-se quem pensa que as Olimpíadas acontecerão exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro. É verdade que as principais atrações estarão distribuídas nos quatro cantos da cidade maravilhosa, mas alguns jogos também acontecerão em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Salvador — cidades co-anfitriãs do evento.

Além disso, vale frisar que essa é a primeira vez que um país da América do Sul é sede do evento — o que confere ainda mais prestígio ao Brasil. Depois dessa edição de 2016, apenas o continente africano não terá recebido os jogos nem uma vez.

Novas modalidades

Outra novidade interessante das Olimpíadas do Rio 2016 é a inclusão de duas novas modalidades: o rugby e o golfe. Mas se engana quem pensa que elas são totalmente novas, já que, na verdade, elas já participaram do evento há muitos anos. O rugby, por exemplo, retorna depois de 92 anos ausente da competição, enquanto o golfe volta depois de 112 anos.

Investimento nas Olimpíadas do Rio 2016

Ter um evento desse porte não é nada barato e envolve um grande investimento do país e da cidade-sede. O orçamento dos Jogos começou com uma prévia de 28,8 bilhões de reais como gasto no período de candidatura. Hoje, próximo a data do evento, o orçamento já aumentou bastante e ultrapassa os 37 bilhões.

Obras

A cidade do Rio precisou de muitas obras e intervenções para conseguir se adequar ao padrão do Comitê Olímpico Internacional (COI). Um grande ganho para a cidade é a criação da linha 4 do metrô, que liga a praça General Osório ao Jardim Oceânico, deslocando as pessoas de Ipanema para a Barra da Tijuca.

Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica chegou ao Brasil 100 dias antes dos jogos e é responsável por transmitir o fogo olímpico — que leva consigo o espírito esportivo de cooperação e lealdade. Nesses 100 dias, a tocha passou por um revezamento que mobilizou mais de 10 mil condutores oficiais e ainda percorreu os 27 estados do país.

Investimento em segurança

Com investimentos de R$ 704 milhões, a segurança durante o período vai envolver 38 mil militares. Segundo declarações oficiais, 20 mil deles estarão no Rio de Janeiro, enquanto os outros 18 mil serão distribuídos pelas outras cidades-sede.

O sistema de segurança será altamente treinado e já está passando por vários eventos como simulação, assim como aconteceu para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, a segurança acontecerá de forma integrada e será promovida pelo Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Atletas

Michael Phelps vai disputar sua 5ª olimpíada

O consagrado nadador americano Michael Phelps é o maior medalhista de toda história dos Jogos Olímpicos, tendo conquistando resultados incríveis nas últimas edições. Para você ter uma ideia, ele foi o maior medalhista nas 3 últimas edições (2012, 2008 e 2004).

Em 2004, ele faturou 6 ouros e 2 bronzes, em 2008 levou para casa 8 ouros (outro recorde do nadador) e, em 2012, ganhou 4 ouros e 2 pratas. Além disso, ele marcará presença nas Olimpíadas pela 5ª vez.

Ian Millar será o atleta mais velho

O canadense que é famoso por dar saltos no hipismo vai disputar os Jogos Olímpicos pela 11ª vez, uma marca incrível. Hoje ele tem 69 anos de idade e, esse ano, será o atleta mais velho entre todos os convocados.

Ele conseguiu conquistar a medalha de prata nos Jogos de 2008, em Pequim. No caso do Brasil, o cavaleiro Rodrigo Pessoa vai disputar pela 6ª vez os jogos, sendo o brasileiro que tem mais participações.

Brasileiros lutam pela 3ª medalha de ouro

O Brasil conta hoje com 12 atletas que já conquistaram 2 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. Desses, cinco ainda estão em atividade e podem conquistar, nessa edição, o terceiro ouro de suas histórias! Anote os nomes: Robert Scheidt da vela, Sheila, Jaqueline, Taísa e Fabiana do voleibol feminino.

Pessoas envolvidas

Os Jogos Olímpicos mobilizarão mais ou menos 500 mil pessoas — tudo isso sem contar os milhões de espectadores que acompanharão o evento pela televisão, internet, etc.

A participação efetiva será de 160 mil pessoas, contando com 70 mil voluntários, 85 mil trabalhadores terceirizados e 8 mil funcionários. Somando esse número aos atletas, jornalistas de diversas partes do mundo e turistas, atingimos a marca dos 500 mil.

Se você está se planejando para esse grande momento que nosso país vivencia, não deixe de aprender também a proteger a sua mala nesse período. E claro, não se esqueça de que as Olimpíadas do Rio 2016, assim como os Jogos Paralímpicos, são uma excelente oportunidade para participar do maior evento esportivo do mundo! Nos encontramos na próxima!