Você Sabe o Que São Casas Modulares e Mini Residências?

Você Sabe o Que São Casas Modulares e Mini-Rresidências

Em meio a uma sociedade tão imediatista e consumista, ainda há quem busque uma vida mais consciente e sustentável. As casas modulares são um bom exemplo de um conceito que não coloca os bens materiais em primeiro lugar na lista de requisitos para ser feliz. Trata-se de casas compactas e práticas, normalmente construídas sobre plataformas metálicas ou rodas.

Em geral, os sistemas elétricos e sanitários são padronizados, mas a disposição de móveis, nichos e divisórias pode variar. A princípio, é normal que causem um certo estranhamento: você pode pensar que seria impossível viver em um espaço tão pequeno. Porém, você já imaginou morar em uma casa junto à natureza e poder locomover-se de bicicleta?

Se você ainda se sente um pouco inseguro diante dessa possibilidade, listamos abaixo alguns benefícios que ela traz:

A sustentabilidade faz parte desse conceito

Além de ocupar menos espaço, as casas modulares têm isolamento térmico, e ainda podem ser construídas a partir do aproveitamento de outros dispositivos, como contêineres. Assim, evita-se o desperdício de materiais.

Além disso, o processo de construção emprega menos água e recursos naturais, o que também resulta em menos resíduos. Se você é adepto ao minimalismo, estilo de vida que leva em conta questões ambientais, certamente entenderá como a preservação ao meio ambiente faz a diferença — até na hora de escolher uma casa para morar.

As casas modulares trazem praticidade

Você já parou para pensar que, quanto mais espaço temos, mais o ocupamos com coisas, muitas vezes, desnecessárias? Esse hábito está diretamente relacionado ao consumo desenfreado que o minimalismo busca combater.

Um espaço pequeno é suficiente para que você possa acomodar tudo o que precisa para viver. Com isso, você ainda exercita a sua criatividade quanto à decoração, aproveita melhor cada pequeno espaço e tem menos trabalho na hora de realizar a limpeza, manutenção e organização da casa.

O tempo para construção é menor

Quanto tempo você leva para construir uma casa convencional? Isso sem contar os problemas que podem surgir com os profissionais contratados para a obra, a compra de materiais que parece não acabar e toda a burocracia envolvida.

Uma minicasa leva em média três meses para ficar pronta, já vem em plataformas pré-moldadas por empresas que são especialistas nesse tipo de construção e, caso você precise de um espaço maior, é possível comprar e incorporar módulos a qualquer tempo.

O preço é reduzido em relação a uma casa convencional

Ainda existem algumas especulações com relação ao fato de as casas modulares serem mais baratas do que as convencionais. Porém, a grande vantagem é que você fica sabendo o preço logo de cara, assim que contrata.

Além de não estar sujeito às variações do mercado, você não corre o risco de ter de gastar mais com manutenções ou modificações, como acontece quando você muda para uma casa convencional.

O orçamento é feito com base na metragem que você escolheu, e é esse o investimento que você fará.

Alguns modelos são inspiradores

Ao redor do mundo, existem algumas minicasas inspiradoras. Se você já busca seguir o estilo minimalista, certamente sentirá vontade de ter a sua.

Na Bélgica, está localizada a Extension vB4, uma casinha com paredes de vidro e até uma extensão na parte externa. Em Harads, na Suécia, está a Mirrorcube. Ela recria aquele sonho de criança de ter uma casa na árvore. As paredes são espelhadas e refletem a floresta ao redor, dando um aspecto camuflado à casa.

Que tal se inspirar para começar a planejar a sua?

Se você gostou do nosso post sobre casas modulares, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam este conceito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *