Esqui: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Praticar

É típico de nós, brasileiros, estarmos acostumados com sol, verão e as altas temperaturas do nosso clima tropical. Nos litorais, o que mais se vê são pessoas curtindo a praia, seja se bronzeando, jogando futebol/vôlei de areia ou surfando. No entanto, isso não é suficiente, para os que são apaixonados pelo inverno. Um esporte muito divertido é o esqui, presente em lugares com muita neve. Para você que é iniciante, separamos algumas informações para se iniciar no esporte e duas estações de esqui relativamente próximas do Brasil. Confira!

Quais os locais próximos para esquiar?

Separamos dois lugares para você que deseja esquiar, aqui mesmo no nosso continente. Veja a diferença entre essas opções e escolha a melhor para você.

Bariloche

Cerro CatedralBariloche é uma cidade na Argentina. Nela, se encontra uma conhecida estação de esqui, a Cerro Catedral. Bariloche não tem apenas o esqui como atração. O turista ainda pode aproveitar a cidade em si, curtindo a bela vista do lago Nahuel Huapi.

Em Bariloche, você encontra cerca de 53 pistas, muitas delas dedicadas para principiantes. Além disso, você também pode contar com Cerro Otto, uma pequena montanha para brincadeiras mais descontraídas na neve, como passeio de pranchinha ou trenó.

Valle Nevado

Valle NevadoLocalizado no Chile, Valle Nevado é uma estação de esqui isolada, sem centro urbano por perto, mas com hotéis nas proximidades. O foco desse lugar é o esqui. A vista é repleta de montanhas cobertas por neve e muito sol.

Em Valle Nevado você encontra mais de 41 pistas. Há pistas para crianças e principiantes, embora este não seja o foco. Aliás, muitos especialistas e profissionais do Canadá e Estados Unidos treinam por lá, quando em seus países há falta de neve.

O que saber antes de praticar o esqui?

Agora, vamos às dicas de equipamentos, vestuários e como dar os primeiros passos no esqui.

Vestuário e equipamentos

Para esquiar, você precisará de casacos grossos, que cortam o vento. Acessórios como gorrosluvas e meias própriastambém o protegerão do frio nas extremidades do corpo e de possíveis quedas. É necessário usar calças impermeáveis. Há uma bota própria para o esporte, que é pesada e pouco confortável de início, mas com o tempo você se acostuma.

Veja alguns de nossos produtos:

[products ids=”3669,3668,3667,2874,2836,2795,3115,2735″ columns=”4″]

Primeiros passos para esquiar

É recomendável você fazer uma ou duas aulas particulares, caso seja sua primeira vez. Geralmente, cada aula tem duração de uma hora e custa em torno de R$ 60,00 por pessoa, podendo variar para mais, dependendo do tipo de pacote e do local.

Nos primeiros minutos, você andará no plano, aprendendo a encaixar os pés no esqui. Depois de estar mais preparado, ao descer, você usará o movimento chamado cunha, para frear. Consiste em abrir bem as pernas, formando com os esquis a letra “v” inversa, sem cruzá-los para evitar uma queda brusca.

Para manter o equilíbrio, caso não esteja usando os bastões, você poderá colocar as mãos na cintura. O corpo precisa sempre estar inclinado à frente, para ganhar e manter estabilidade. Você deve incliná-lo para um lado ou outro, caso deseje fazer curvas.

No começo é normal sentir medo da velocidade. Portanto, não é recomendado ficar olhando para baixo ou para os esquis. É melhor olhar para frente, para se atentar a possíveis obstáculos ou pessoas no caminho e também aproveitar a bela vista das montanhas esbranquiçadas e nuvosas da estação.

Agora você já sabe onde ir para aprender esquiar e praticar esse esporte maravilhoso, além de dicas importantes de desempenho e segurança enquanto se pratica o esporte.

Você sabia que podia praticar o esqui aqui na América do Sul? Como está sua expectativa para “botar os pés na neve”? Conte para nós através dos comentários!