Entenda Quais São os Benefícios de Correr na Areia

O hábito de correr é uma experiência que traz inúmeros benefícios para os seus praticantes. Além disso, é uma atividade que pode ser realizada nos mais variados lugares, como academias, ruas e trilhas, permitindo que você desfrute de cada ambiente ao seu redor. Mas você já pensou em correr na areia?

Para incentivá-lo a experimentar mais uma forma de se exercitar, no post de hoje falaremos sobre os benefícios dessa prática.

Por que é vantajoso correr na areia?

Como dito acima, a corrida por si só é uma atividade que causa um impacto positivo em nosso corpo. Praticá-la em um solo arenoso, como na praia, potencializa os seus efeitos. Podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Maior queima de calorias (se comparada à corrida em terrenos “normais”);
  • Melhora do equilíbrio corporal e menor sobrecarga das articulações;
  • Melhora do humor, visto que a corrida em contato com a natureza aumenta a quantidade de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bom humor e bem-estar) liberada pelo corpo;
  • Ótima maneira de fortalecer a musculatura, já que a força exercida para tirar o pé da areia é consideravelmente maior em relação ao asfalto.

Quais roupas utilizar para correr na areia?

Assim como escolher o calçado correto para correr, saber qual roupa usar em uma atividade física sob o sol forte fará toda a diferença – seja praticando a corrida como um hobby ou em busca de melhorar a performance.

Quer uma sugestão? Você pode utilizar camisetas ION UVcalças Speedy Pro II. Elas vão assegurar que seu corpo não sofra com a exposição excessiva ao sol, além de diminuir a necessidade de protetor solar nas regiões protegidas pelo equipamento.

Quais os cuidados necessários ao correr na areia?

A corrida na praia é uma ótima ideia, porém é preciso tomar alguns cuidados importantes:

  • Evite correr nos horários em que o sol esteja muito forte. Dê preferência ao início da manhã ou fim da tarde, momentos em que a temperatura costuma ser mais amena;
  • Leve água ou algum isotônico para se reidratar. Repor os líquidos e sais minerais nessas condições é fundamental;
  • Como o treino na areia é mais puxado, alongar-se corretamente se torna ainda mais necessário para evitar lesões musculares;
  • Lembre-se sempre de passar protetor solar nas áreas do corpo que ficam expostas ao sol para evitar queimaduras e lesões graves na pele;
  • Use chapéu ou boné e óculos para proteger o rosto e os olhos do sol forte.

Por fim, é sempre válido manter-se atento ao tipo de solo da praia escolhida para fazer a corrida. Terrenos mais próximos da água tendem a ser mais inclinados. Essa angulação deixa o corpo torto durante a atividade, prejudicando principalmente a posição da coluna vertebral.

Já os terrenos cuja areia é muito dura não absorvem o impacto da pisada, assim como acontece quando se corre no asfalto. Por isso, leve um calçado que possa se adaptar a essas variações.

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