Entenda Por Que Você Deve Praticar Esportes em Família

Praticar esportes e atividades físicas deve começar cedo na rotina das crianças, estimulando uma vida mais ativa e saudável, com menor risco de problemas como obesidade, pressão alta, colesterol e diabetes. Porém, os apelos da vida moderna — televisão, videogame e internet — podem tirar a motivação. Além disso, a insegurança pode restringir a brincadeira na rua.

Por isso, uma maneira de incentivar seus filhos a realizarem atividades físicas é praticar uma modalidade esportiva com eles. Além disso, você terá a oportunidade de deixar o seu sedentarismo de lado, se for o caso. Caso já pratique atividades físicas, elas ficarão ainda mais divertidas com a família.

Esportes em família

FamiliaEm uma entrevista sobre como explicaria a um menino o que é a felicidade, a teóloga alemã Dorothee Sölle respondeu: “Não explicaria. Daria uma bola para que ele jogasse”. A síntese de Dorothee, em geral, reflete o interesse das crianças. Portanto, esportes com bola são sempre uma boa pedida.

O bom e velho futebol pode ser o pontapé inicial, na quadra do prédio, no clube ou na praça perto de casa. Lugar é o que não falta! Vôlei e basquete também atraem a criançada.

Como são esportes coletivos, além de praticar atividade física, as crianças desenvolvem a socialização, a capacidade de trabalhar em equipe e o respeito com os companheiros de grupo.

Confiança sobre rodas

Há um ditado que diz que não se desaprende a andar de bicicleta. Ensinar o seu filho a pedalar será marcante na vida dele, não somente por aprender algo que fará por muitos anos, mas também por estabelecer um laço de confiança com o pai. Quem não se lembra de quando o pai segurava o banco da bicicleta sem rodinha, esperando o momento exato para soltar pela primeira vez?

De quebra, enquanto pedala com seu filho, você pode ensinar a ele as regras de segurança e de convivência no trânsito. Assim, no futuro, ele poderá usar a bicicleta como meio de transporte ou ser um motorista mais consciente.

Presença dos pais

Com o corre-corre das grandes cidades, é comum que os filhos pratiquem esportes na escola ou no clube, longe dos pais. Com o tempo e a descoberta de coisas novas, a criança pode perder o interesse pela modalidade, mas a presença do pai pode ser fundamental para dar ânimo e perseverança para o filho manter a atividade.

Influência positiva

A prática de esportes não garante somente uma vida mais saudável aos seus filhos. Além dos benefícios à saúde, as atividades físicas em conjunto contribuem para a integração da família e podem abrir novas perspectivas de mundo para as crianças.

Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios da prática de atividades físicas em família. Qualquer prática esportiva pode ser uma diversão com os filhos, mas é sempre bom lembrar que o que importa é que as crianças também gostem dos esportes e que evoluam respeitando suas limitações, sem pressão por resultados ou profissionalização.

Ah! E não se esqueça de usar os equipamentos adequados para evitar lesões e garantir a melhor performance, além de se proteger do frio do inverno!

Quer dividir uma experiência em família conosco? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *