Esquiar pela primeira vez: confira 4 dicas essenciais!

Vai esquiar pela primeira vez? Então confira 4 dicas essenciais!

Se você vai esquiar pela primeira vez, é normal que já esteja sentindo um frio na barriga, antes mesmo de chegar perto da neve. Contudo, para que essa experiência seja fantástica, é necessário tomar algumas precauções para evitar transtornos e acidentes.

Uma das maiores preocupações costuma ser a temperatura, principalmente para nós, brasileiros, acostumados ao clima tropical. Outra questão importante é a técnica, afinal, o que todos queremos é aproveitar as férias com conforto e segurança: emoções fortes são bem-vindas só durante a prática dos esportes radicais mesmo!

Se você está se preparando para viver seus primeiros momentos esquiando, continue lendo este post. Listamos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a desfrutar plenamente dessa aventura!

1. Faça aulas anted de esquiar pela primeira vez

Ainda que aquele seu amigo que pratica esqui há anos vá viajar com você, não dá para confiar somente nos conhecimentos que ele pode transmitir. É claro que ele poderá ajudá-lo com alguns toques, mas não se esqueça de também procurar um profissional.

É interessante frequentar aulas específicas para iniciantes. Os primeiros passos consistem no reconhecimento do equipamento utilizado. Você precisa saber ao certo como colocar e tirar o esqui dos pés, frear, usar os bastões e fazer a curva.

Há locais que contam com instrutores que você pode contratar para aulas particulares ou em grupo. Uma ou duas horas por dia são suficientes para que você sinta a diferença.

2. Utilize um bom equipamento

Botas de esqui precisam ficar justas nos seus pés, mas não apertadas a ponto de impedir a circulação. As fixações que prendem suas botas aos esquis devem ser ajustadas de acordo com o seu peso. Isso porque, sempre que sofrer uma pressão inadequada, elas deverão abrir antes dos seus joelhos e tornozelos.

Para iniciantes, normalmente a fixação fica mais solta, para que seja desprendida antes que você sofra uma lesão na perna. De qualquer forma, na hora de alugar o equipamento, é importante ficar atento à todos esses detalhes. Alguns conhecimentos básicos são essenciais para não confiarmos somente no atendente.

3. Conheça bem o local

As aulas que falamos são importantes também para que você se familiarize com a pista. É fundamental conhecer a sinalização utilizada em pistas desse tipo, como o círculo verde, que indica pista fácil e adequada para iniciantes, e o losango preto que significa que a pista é difícil e, portanto, indicada para quem está mais avançado na prática.

Além disso, caso pare para descansar, jamais o faça no meio da pista em uma descida ou ponto cego. Caso contrário, você pode causar acidentes, pois parar em locais inadequados pode causar acidentes de alto impacto.

4. Proteja-se do frio

Outra dica para quem vai esquiar pela primeira vez é providenciar as roupas adequadas. Roupas térmicasjaqueta impermeável, segunda pele, é importante que, ao fazer as malas, você não abra mão desses itens. E por falar em mão, não se esqueça das luvas, hein?

Proteger seu corpo do frio enquanto pratica o esporte é fundamental, para evitar danos à pele e até mesmo ao sistema circulatório. Portanto, se você pensa em praticar esqui em sua viagem, lembre-se de que a preparação começa ao fazer as malas.

Seguindo essas dicas, você poderá desfrutar das emoções de esquiar pela primeira vez, sem grandes riscos.

Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para que seus companheiros de viagem também possam conferir.

Segunda Pele Térmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *